Capital
Saúde

Rio de Janeiro realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta quinta-feira

Conferência de Saúde ocorre a cada quatro anos e deve propor diretrizes para a formação de políticas públicas nas esferas estadual e nacional.

Compartilhe:
14 de março de 2023
Vinicius
Rio de Janeiro realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta quinta-feira
Ao fim dos debates da 14ª Conferência Municipal de Saúde, serão definidas as proposições prioritárias do município do Rio.

O município do Rio de Janeiro recebe de quinta-feira a sábado (16, 17 e 18/03) a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que tem como tema “Orgulho SUS: O Amanhã Começa Hoje”, acontecerá no ExpoMag, na Cidade Nova, na zona norte da Capital, e representa um importante espaço para os exercícios de cidadania e democracia e de participação social na construção e no fortalecimento do SUS. 

A Conferência Municipal de Saúde ocorre de quatro em quatro anos e deve propor diretrizes para a formação de políticas públicas nas esferas estadual e nacional.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço dinâmico e democrático que surge das discussões promovidas pelas Conferências Distritais de Saúde. O objetivo é a otimização dos serviços de saúde e o surgimento de políticas, mediante a integração das três esferas, e delas com as redes universitária, filantrópica e privada, dando continuidade à integração do SUS”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

A finalidade das conferências é reunir os diversos segmentos da sociedade para avaliar a situação de saúde da população, formular diretrizes e metas e definir estratégias. O evento, que é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, tem expectativa de público de aproximadamente 500 pessoas e contará com representantes de todas as áreas da cidade.

Os participantes irão debater diretrizes e estratégias traçadas nas respectivas conferências distritais, que aconteceram entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. São gestores, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários auxiliando a administração pública na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde.

Conferência vai debater as prioridades da saúde do município do Rio

Ao fim dos debates da 14ª Conferência Municipal de Saúde, serão definidas as proposições prioritárias do município do Rio e eleitos os delegados que representarão a Capital na 9ª Conferência Estadual de Saúde. No encontro, serão abordadas as propostas dos 92 municípios fluminenses, cada um com suas prioridades e demandas. Dessa fase sairá então um documento único do Estado do Rio de Janeiro para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, reunindo propostas e prioridades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A ExpoMag fica na Rua Beatriz Larragoiti, Cidade Nova. O evento acontece quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.