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BRT Transbrasil: Eduardo Paes visita obras do terminal Deodoro

Importante setor do corredor de ônibus entra na fase final das obras. Previsão de entrega do BRT Transbrasil é dezembro de 2023.

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05 de março de 2022
BRT Transbrasil: Eduardo Paes visita obras do terminal Deodoro
Terminal de Deodoro tem papel importante no BRT Transbrasil. Crédito: Beth Santos / Prefeitura do Rio

O prefeito da capital do Rio, Eduardo Paes, visitou neste sábado a obra do terminal Deodoro do BRT Transbrasil. São mais de 1.600 operários trabalhando em toda a sua extensão. A obra que deveria ter ficado pronta em 2018 e foi retomada somente em agosto do ano passado, prevê a implementação de 26 quilômetros de vias de BRT interligando Deodoro à Rodoviária Novo Rio. A previsão de entrega é dezembro de 2023.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância do terminal de Deodoro, que fará a integração da Transolímpica com a Transbrasil. “A obra desse terminal é um bom sinal de que finalmente caminhamos para a reta final da Transbrasil. Ela deveria ter ficado pronta em 2018, nunca foi uma promessa olímpica, mas tem um atraso de pelo menos quatro anos na conclusão, e a gente agora acelerou, desde o ano passado. Vamos ter o modelo pensado lá atrás para os BRTs totalmente implantado, e aí é fazer funcionar direito”, disse Eduardo Paes.

Todo o pacote de obras do BRT Transbrasil inclui a conclusão de 21 passarelas definitivas, a construção de três terminais (Margaridas e Missões, além do Deodoro) e dos viadutos desses terminais. Também serão expandidos os viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe.

De acordo com a prefeitura, das 18 estações a serem construídas para o BRT Transbrasil, 15 estão com a estrutura de concreto finalizada, faltando a complementação metálica, já em andamento. As outras três estão sendo erguidas. Das passarelas que interligam as estações, 14 estão prontas e em uso. Outras sete estão em processo de construção e duas provisórias estão em uso até serem substituídas por estruturas novas.

No trecho do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, estão sendo finalizadas as obras de drenagem. Entre Barros Filho e Deodoro são executados alargamentos de vias que possibilitarão a construção das plataformas das estações de Irajá, Guadalupe e Barros Filho. No Camboatá é realizada a fundação do viaduto que possibilitará o acesso dos ônibus do BRT à Estrada do Camboatá. No local teve início a obra do sistema de drenagem pluvial.