Esportes
Futebol

RJ investe R$3 milhões em promoção turística no Mundial de Clubes

Parceria com Flamengo, Botafogo e Fluminense visa divulgar o estado durante o torneio nos EUA.

Compartilhe:
09 de junho de 2025
Sara Oliveira
RJ investe R$3 milhões em promoção turística no Mundial de Clubes
O investimento de R$3 milhões será destinado aos times Flamengo, Fluminense e Botafogo, combinando turismo e esporte para divulgar as potencialidades do RJ. (Foto: Marcelo Regua)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou, na quinta-feira (5), uma parceria com os clubes Flamengo, Fluminense e Botafogo para promover o estado internacionalmente durante o Mundial de Clubes da FIFA 2025, que será realizado entre junho e julho nos Estados Unidos. O investimento é de R$ 3 milhões, sendo R$1 milhão destinado a cada clube. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro na abertura da ExpoRio Turismo, no Complexo Lagoon, na Zona Sul da capital.

A proposta é unir o alcance do futebol com o potencial turístico do estado. Segundo o governador, o momento é histórico: “Estamos tendo a oportunidade de combinar duas paixões: o futebol e o turismo. O futebol é uma vitrine poderosa do nosso Estado para o mundo”, afirmou Castro.

Os recursos serão aplicados em ações de promoção da marca Rio de Janeiro nos espaços temáticos que os clubes irão montar nas cidades-sede do torneio. O Flamengo terá sua “casa” no Icon Park, em Orlando; o Fluminense inicia no bar Legends, em Nova York, segue com um evento no Rio Hudson e, posteriormente, muda-se para o bar Magic 13, em Miami; já o Botafogo ocupará Venice Beach, em Los Angeles. Esses espaços contarão com transmissões de jogos, ativações com influenciadores e jornalistas, além de encontros com o trade turístico local.

Crescimento do turismo internacional no RJ

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o crescimento do turismo internacional no Estado. De janeiro a abril deste ano, o Rio recebeu mais de 900 mil turistas estrangeiros — um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta é ultrapassar 2 milhões de visitantes até o fim de 2025.

A iniciativa foi bem recebida pelo setor. “A hotelaria carioca comemora a iniciativa. A publicidade em eventos esportivos como esse fortalece nossa imagem e impulsiona as dezenas de atividades impactadas pelo receptivo”, afirmou Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

A ação faz parte das estratégias apresentadas durante a ExpoRio Turismo, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e da TurisRio, que aconteceu no Complexo Lagoon. Com entrada gratuita, a feira apresenta experiências culturais, gastronômicas e musicais das 12 regiões turísticas do Estado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */