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Com injeção de R$ 8 bi, Rock in Rio é a prova do impacto positivo dos grandes eventos na economia

Cidade maravilhosa se prepara para mais uma edição do histórico Rock in Rio, que movimentará vários setores da economia durante 15 dias.

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18 de agosto de 2022
Com injeção de R$ 8 bi, Rock in Rio é a prova do impacto positivo dos grandes eventos na economia
O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo. Crédito: Divulgação

Não são só os fãs de música que se beneficiam com os artistas e shows do Rock in Rio, que será realizado de 2 a 11 de setembro no Parque Olímpico, na Zona Oeste da capital. O festival está agitando o setor turístico da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), a estimativa é de uma receita de US$ 158,48 milhões do evento, com o recolhimento de US$ 7,924 milhões em Imposto sobre Serviços (ISS). Tudo indo para a economia do município. 

Os cálculos são baseados no gasto médio per capita (por indivíduo) com despesas de hospedagem, alimentação, transporte no Brasil, compras pessoais e turismo na cidade. Assim como nas edições anteriores do festival, a rede hoteleira estima ocupação total de 100% dos leitos nos empreendimentos localizados no entorno do evento. Os demais segmentos do setor de turismo também deverão ser beneficiados com a realização dos shows, uma vez que os turistas aproveitam a oportunidade para conhecer a cidade.

“O Rock in Rio já se consolidou como um dos maiores festivais do mundo e se tornou, junto com o réveillon e o carnaval, um dos principais eventos do Rio de Janeiro, gerando impacto positivo para a cidade como um todo”, disse a diretora executiva do Rio Convention & Visitors Bureau, Roberta Werner, que está otimista com a realização do festival depois de uma pausa de três anos. “Por isso, trabalhamos constantemente para captar novos eventos para a cidade, a fim de movimentar o turismo ao longo de todo o ano”, afirmou.

Rock In Rio e autoestima do Rio

O secretário municipal de Turismo do Rio, Antônio Mariano, destacou a vocação natural do município para grandes eventos. “E o Rock in Rio é prova disso. Depois de três anos, vamos receber centenas de milhares de turistas, querendo ver o maior festival de música do mundo. Um evento dessa magnitude, que carrega nossa marca no próprio nome, tem o enorme potencial de promover ainda mais o Rio, levantar a autoestima do carioca e girar a roda da economia com a geração milhares de empregos.”

Também o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão, parceiro do Rio CVB, espera incremento em torno de 22 mil passageiros no período de 1º a 15 de setembro, com base nos voos previstos até o momento. O aumento será de 11% em relação à primeira quinzena do mês anterior. No total, são esperados 133 voos extras para o período, reforçando rotas já existentes, como São Paulo, Maceió e Recife, e adicionando três novos destinos: Curitiba, Florianópolis e Salvador.