Sul Fluminense

Roubo de celulares em Volta Redonda tem queda expressiva

Dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apontam que Volta Redonda registrou uma expressiva queda nos casos de roubo de celulares. Nos três primeiros meses de 2025, foram apenas três registros, sendo que, em fevereiro e março (parcial), não houve ocorrências desse tipo de crime. No comparativo com o mesmo período de 2024, quando houve 10 registros, a redução foi de 70%.

A queda se torna ainda mais significativa ao analisar a série histórica. Em 2019, Volta Redonda registrou 131 roubos de celulares no primeiro trimestre. Nos anos seguintes, os números oscilaram, mas com tendência de queda: 31 casos em 2019, 18 em 2020, 24 em 2021, nove em 2022, cinco em 2023 e 10 em 2024. Já em 2025, a cidade alcançou o menor índice da série histórica, chegando a quase dois meses seguidos sem registros do crime.

Enquanto o roubo de celulares cresce nas grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, Volta Redonda segue na contramão dessa tendência. O município tem investido em segurança pública com parcerias entre os governos municipal e estadual, além da modernização do monitoramento e fortalecimento das forças de segurança.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, atribui os bons resultados ao investimento contínuo na área. Ele destaca iniciativas como a criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a chegada da 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e a implantação da “Operação Segurança Presente”. Além disso, a integração das forças de segurança e o uso de tecnologia têm sido fundamentais para a redução dos crimes.

“A segurança pública é uma construção diária. O crime acontece em qualquer lugar do mundo, mas estamos implementando ferramentas eficazes para combatê-lo. A presença policial constante e o uso da tecnologia são diferenciais que tornam Volta Redonda uma cidade mais segura”, afirmou o Coronel Henrique.

O coordenador da “Operação Segurança Presente”, major José Eduardo Martins Silvério, reforça a importância da integração das forças de segurança para os índices positivos. “As abordagens, o sistema de monitoramento e a Operação Segurança Presente são fatores essenciais para essa redução. Isso faz com que Volta Redonda se torne uma referência em segurança pública”, afirmou.

Os bons índices refletem investimentos contínuos na segurança pública. O município adquiriu mais de 25 novas viaturas, ampliou o efetivo da Guarda Municipal (GMVR) e firmou um convênio com o Governo do Estado, permitindo a atuação de policiais militares em dias de folga através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança). Além disso, o programa “Operação Segurança Presente” reforçou a presença policial em áreas estratégicas da cidade.

Sistema de monitoramento para combater roubo de celulares

Outro fator determinante para os resultados é o uso da tecnologia no combate ao crime. Volta Redonda conta com um sistema de monitoramento composto por mais de 1.700 câmeras e reconhecimento facial. Essa estrutura tem sido crucial na identificação e prisão de foragidos da Justiça, além de auxiliar na prevenção de delitos.

O prefeito Antonio Francisco Neto reafirma o compromisso com a segurança pública e destaca novas iniciativas para fortalecer ainda mais a área. “Nossa parceria com o Governo do Estado tem sido um sucesso e vamos seguir investindo. Em breve, teremos o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que atenderá toda a região, e a modernização do quartel da Guarda Municipal. Estamos no caminho certo para tornar Volta Redonda uma das cidades mais seguras do país”, declarou Neto.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

2 dias atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

2 dias atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

3 dias atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

3 dias atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

3 dias atrás

Governo do Estado debate esporte adaptado no RIW 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…

3 dias atrás