A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, abriu inscrições para seu primeiro Festival Nacional de Dança. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, e as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário disponível online.
O Festival Nacional de Dança é uma parceria entre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec). Segundo o município, os participantes poderão competir nas categorias Juvenil e Adulto, enquanto a categoria Infantil fará apenas apresentação com premiação para coreografia destaque.
A prefeita Carla Caputi ressaltou o impacto positivo da criação da Secretaria Municipal de Cultura, que permitiu um incentivo mais direto aos diversos segmentos culturais, incluindo a dança. “A cidade sempre se destacou pela qualidade de suas academias e bailarinos, e agora, com a atenção especial da Secretaria, estamos fortalecendo ainda mais esse aspecto cultural”, disse.
A expectativa do município é atrair bailarinos independentes, academias, escolas de dança, grupos e companhias de dança, tanto profissionais quanto amadores, de todas as regiões do Brasil para o festival. Ao todo, as premiações somam R$ 30 mil, distribuídos entre diferentes gêneros da dança, do balé clássico à dança de salão.
O secretário de Cultura de São João da Barra, Gil Miranda, expressou a importância deste festival, que é um sonho antigo do segmento da dança. “Sediar um festival como esse é um passo significativo para fortalecer a cultura local em conjunto com o turismo e o lazer. A dança é uma forma artística que sempre atraiu muitas pessoas, e estamos trabalhando para garantir o sucesso desse evento”, afirmou.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário (no link https://docs.google.com/forms/d/1wH0ZNsBGbo4uDMItDzHlLIQa7JeGnl4jlYo9ofVm1zI/viewform?edit_requested=true), com todas as informações necessárias e a documentação requerida.
Além das competições, os inscritos terão a oportunidade de participar de oficinas e workshops, também com vagas limitadas. Esses encontros serão focados em aprimorar a qualidade técnica, artística, originalidade e estrutura coreográfica dos participantes.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…