Cultura & Lazer

Sahy recebe roda de conversa sobre história e identidade territorial

No último sábado (15), a comunidade do bairro Sahy, em Mangaratiba, recebeu a roda de conversa do projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com a mediação da consultora histórica e pedagógica do projeto, Mirian Bondim, o bate-papo teve como tema “História e Identidade Territorial”, e aconteceu na sede da Assopesca.

Segundo a consultora histórica e pedagógica do Circolar, Mirian Bondim, as rodas de conversa promovidas pelo projeto tem o objetivo de dialogar com a comunidade sobre a história e cultura do local. “Buscamos entender a identidade dos moradores, como eles se colocam ali dentro da comunidade, qual é a sua ligação. É uma oportunidade para fazer uma troca de conhecimento. Eu, como historiadora, levo a grande história da região, através de reportagens, informações do passado e documentos históricos, para a comunidade e eles me contam as suas próprias histórias e impressões”, explica Mirian.

Curiosidades sobre o Sahy

Durante a roda de conversa, a historiadora Mirian Bondim falou sobre diversas curiosidades que envolvem o bairro. “O Sahy guarda histórias incríveis. O local já teve um sistema portuário particular, além de ser grande produtor de carvão e banana. Além disso, possui um dos mais belos cenários caiçaras de Mangaratiba. Os caiçaras, povos tradicionais das regiões costeiras, são herdeiros de uma mistura entre indígenas e colonizadores, vivendo em harmonia com a terra e o mar”, contou a Mirian.

A Roda de Conversa do Circolar contou com a parceria da Associação dos Pescadores (Assopesca), comunidade local e de pesquisadores convidados.

Sobre o Circolar

Desde 2021, o Circolar tem o intuito de contribuir para o fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais e territórios populares (culturas populares e urbanas) presentes nos municípios da Costa Verde. “A proposta é atender um público que se encontra em área de difícil acesso à cultura e ou bens culturais e com dificuldades de acesso à internet”, conta o produtor cultural e diretor artístico do projeto, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).

Em 2025, o Circolar vai levar para as comunidades da cidade de Mangaratiba o seu espetáculo circense e musical gratuito, intitulado “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições” e que se traduz numa verdadeira celebração da diversidade histórico-cultural, fazendo uma viagem emocionante e vibrante através dos tempos, desde os povos originários até os dias atuais.

Além do espetáculo, também serão promovidas mais rodas de conversas, mediadas pela consultora histórica e pedagógica do projeto, Mirian Bondim, que visam dialogar com a comunidade sobre a história e cultura local, promovendo uma troca de conhecimentos.

O projeto Circolar é uma produção do Grupo Cultural Turma Em Cena, que neste ano celebra 25 anos de uma história repleta de emoção e compromisso, além do simples entretenimento. Fundado por Adriano Sampaio Evangelista, o Palhaço Didi, o grupo se dedica a transformar vidas através da arte, influenciando e interagindo com comunidades tradicionais e territórios populares.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

17 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás