Cultura & Lazer
Celebração

Sana celebra 123 anos com programação cultural e gratuita

Distrito de Macaé mantém tradição artística e promove atividades para toda a comunidade.

Compartilhe:
29 de outubro de 2025
Sara Oliveira
Sana celebra 123 anos com programação cultural e gratuita
Comemorações incluem música, oficinas e atividades culturais. (Foto: Arquivo Secom/PMM)

O distrito de Sana, em Macaé, no Norte Fluminense, chega aos 123 anos mantendo o mesmo espírito que o tornou um dos lugares mais queridos da região: acolhedor, artístico e cheio de energia. A festa de aniversário acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, no CriaSana, com uma programação gratuita que combina cultura, arte e música.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Waleska Freire, a celebração é um reconhecimento à identidade local. “O Sana é um símbolo vivo da diversidade e da riqueza cultural de Macaé. Celebrar seus 123 anos é valorizar o protagonismo da comunidade, que mantém viva a arte, a música e as tradições locais. Essa programação foi pensada para fortalecer o sentimento de pertencimento e reconhecer o talento dos artistas da região”, destacou.

Programação cultural no Sana começa na sexta-feira

As comemorações começam na sexta-feira (31), ao meio-dia, com o Palco Aberto do CriaSana, reunindo artistas e grupos locais. Durante o dia, o público poderá participar de atividades circenses e das ações da Biblioteca Bem-te-Vi, que levará oficinas e empréstimos de livros. À noite, a Banda Naturalmente Sana encerra o primeiro dia a partir das 20h30.

No sábado (1º), o distrito amanhece em clima de festa. A partir das 9h, a Articulação de Moradores do Sana (AMS) comanda atividades culturais como contação de histórias, danças, brincadeiras, artes plásticas e um tradicional bingo comunitário. À noite, a Banda Hulle Records sobe ao palco às 21h30 para animar o público.

O encerramento no domingo (2) contará novamente com apresentações do Palco Aberto, oficinas artísticas e atividades da Biblioteca Bem-te-Vi, consolidando o Sana como um reduto de cultura, natureza e boas histórias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */