Capital
Esporte

São Cristóvão aprova projeto de criação da SAF

O tradicional São Cristóvão, clube do bairro de mesmo nome na Zona Norte do Rio de Janeiro, aprovou a criação do projeto da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no último dia 1º de fevereiro.

Compartilhe:
06 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
São Cristóvão aprova projeto de criação da SAF
O São Cristóvão (de branco) joga contra o Belford Roxo no Estádio Ronaldo Nazário pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca B2 2023. Foto: Celly Almada/SCFR

O tradicional São Cristóvão, clube do bairro de mesmo nome na Zona Norte da capital fluminense, aprovou a criação do projeto da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). De acordo com o clube, a adoção do projeto foi aprovado pelo conselho deliberativo no último dia 1º de fevereiro.

Em suas redes sociais, o alvinegro da Rua Figueira de Melo, na capital fluminense, aponta que a SAF pode ser uma saída para o futuro do clube, que já foi campeão carioca no século passado e que hoje busca retomar sua tradição de disputar o principal campeonato de futebol do estado.

Longe da primeira divisão do carioca há quase 30 anos, o clube Cadete foi campeão da quarta divisão, o B2 do carioca no ano passado, subindo para a B1, o que seria equivalente à terceira divisão. E a ideia com a aprovação da SAF é dar condições para que o clube consiga retornar à elite do futebol do estado em até dois anos.

Ano positivo para o São Cristóvão

O ano passado pode ser considerado positivo para o clube responsável por relevar Ronaldo Fenômeno, que se profissionalizou de fato no Cruzeiro, de Minas Gerais, há cerca de 30 anos. Para este ano, o clube pode dar voos ainda mais altos. Com os acessos nas divisões inferiores do futebol do Rio, conseguiu vaga para a disputa da Copa Rio, torneio que não disputava há cerca de 16 anos.

Campeão carioca nos anos de 1926 e 1937, os planos do clube é conseguir voltar à disputa da elite do campeonato estadual justamente em 2026, quando completa o centenário da primeira conquista.

Além dos dois títulos cariocas, o Clube Cadete também levantou o troféu do Torneio Municipal do Rio de Janeiro de 1943. Anteriormente havia sido vice-campeão desse mesmo torneio, em 1938.

O clube ainda tem em seu sala de troféus quatro títulos no Torneio Início, nos anos de 1918, 1928, 1933 e 1937.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.