São Fidélis inicia nova fase da campanha de imunização antirrábica. (Foto de banco de imagens)
Após o sucesso da campanha de vacinação antirrábica realizada nos últimos meses de 2024, que resultou na imunização de aproximadamente 6 mil animais, a Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis, no Norte Fluminense, por meio da Vigilância em Saúde, anuncia uma nova etapa no mês de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir que mais cães e gatos estejam protegidos contra a raiva.
Nesta fase, os tutores que não puderam levar seus animais aos postos de vacinação terão a oportunidade de receber a dose em casa. Para isso, é necessário preencher um formulário de cadastramento, e posteriormente, as equipes de vacinadores farão a imunização diretamente nas residências dos inscritos. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.
A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida dos animais para os seres humanos, principalmente pela saliva, através de mordidas ou arranhaduras. Apesar do controle da raiva em cães e gatos no Brasil, a vacinação anual ainda é essencial para evitar novos surtos.
Os principais sintomas da raiva em animais incluem:
Para a prevenção da doença, além da vacinação obrigatória dos animais, é fundamental que pessoas mordidas por animais suspeitos procurem atendimento médico imediatamente para receber a primeira dose da vacina antirrábica, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo completa 13 anos e…
Entre 2020 e 2024, o Estado do Rio de Janeiro registrou a abertura de mais…
O Rio de Janeiro segue como um dos principais destinos turísticos do mundo. De acordo…
*Por Paulo Marinho Tenho um bom relacionamento com os Bolsonaros, mais estreito com Carlos, iniciado…
Você conhece o Alto Vidigal Brasil, restaurante e ponto turístico da Zona Sul do Rio…
O aumento do número de roubos de cargas foi pauta da reunião do Grupo de…