Beneficiários de programas sociais devem ir até uma unidade do CRAS. Crédito: Divulgação
Beneficiários de programas sociais em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, têm até o dia 15 de julho para atualizar o Cadastro Único e evitar bloqueio dos benefícios a partir do dia 3 de agosto, além da exclusão do cadastro. Segundo a prefeitura da cidade, 742 famílias ainda não atualizaram suas informações.
O município orienta que quem está com o cadastro desatualizado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende sua localidade e solicitar agendamento. Segundo a coordenadora do Auxílio Brasil e Cadastro Único da cidade, Ludimila Manhães, as informações também podem ser atualizadas por aplicativo de celular, mas apenas em casos específicos.
“É possível atualizar por aplicativo, mas somente quando nenhuma informação mudou desde a última atualização. Sendo assim, as atualizações via aplicativo são passíveis de averiguação, visto que irregularidades têm sido identificadas”, explicou a coordenadora.
Os beneficiários podem obter mais esclarecimentos mantendo contato com a Coordenação do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil através do telefone (22) 99798-7201 ou ainda ligando para a SMTDH por intermédio do número 2789-1166.
Em março, o Governo Federal encaminhou uma lista com 905 famílias do município que precisavam fazer a revisão cadastral, cujo prazo máximo é de dois anos para o recadastramento. A relação está disponível aqui.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disponibilizou a listagem para melhor identificação desses usuários, porém, apenas 163 regularizaram o cadastro.
Manhães explica, no entanto, que do total de cadastros desatualizados, nem todos são beneficiários de programas sociais, mas frisa a importância de manter as informações em dia.
“Aqueles que são e não atualizarem até o próximo dia 15 de julho terão os benefícios bloqueados no mês de agosto, sendo eles o Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por muitos como LOAS, lei que regulariza o benefício”, ressaltou.
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…