O município de São Gonçalo, no Leste Fluminense, ganhou mais 50 postos de saúde para atender a população. Segundo a prefeitura da cidade, o Laboratório Municipal Ana Nery, no Gradim, ampliou o seu atendimento e modernizou o sistema de entrega de resultados dos exames laboratoriais.
Com isso, a população de São Gonçalo, que antes contava com 20 clínicas e polos sanitários que ofertavam os exames de sangue, urina e fezes, agora tem à disposição 70 unidades.
“Os resultados, que antes levavam até três meses para serem entregues, passaram para, no máximo, 20 dias e são enviados online para as unidades de saúde. O laboratório também é o responsável pelos exames de preventivo”, escreveu a prefeitura de São Gonçalo.
Mais agilidade nos atendimentos em São Gonçalo
O coordenador geral do laboratório municipal de São Gonçalo, Dilcimar de Assis Martins, afirmou que com a mudança será difícil que aconteçam atrasos nas entregas de exames.
“Hoje, liberamos todos os resultados em dia todos os dias. Não há atrasos. Implantamos o sistema com o laudo online. Assim que os responsáveis técnicos assinam os laudos, eles são enviados para as respectivas unidades de origem, agilizando as entregas”, disse Martins.
De acordo com dados do próprio laboratório municipal de São Gonçalo, o local disponibiliza, mensalmente, uma média de 95 mil análises. Cada unidade tem capacidade de marcar, em média, 25 pacientes por dia. As coletas costumam acontecer uma vez por semana e as marcações são realizadas conforme a administração de cada unidade. Para a realização dos exames, os pacientes devem ter pedido médico.