Outubro Rosa em São Gonçalo terá mutirão de exames de diagnóstico de câncer

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, iniciou nesta terça-feira (4) a programação em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil abrirá os eventos às 10h com uma ação de tira-dúvidas com as pacientes do Espaço Rosa, equipamento dedicado à prevenção e combate a esses tipos de cânceres.

A campanha do Outubro Rosa agendou os sábados de outubro, dias 8, 15, 22 e 29, para realizar mutirões de exames no Espaço Rosa. Entre eles, ultrassonografia transvaginal, mamária e preventivo devem ajudar a acelerar as filas na Central de Regulação da secretaria. Para o mutirão do preventivo, as marcações poderão ser feitas direto na unidade. Já para as ultrassonografias de mama e transvaginal, as vagas serão preenchidas através de agendamento da Central de Regulação. A mamografia é realizada aos sábados, e as marcações podem ser feitas na própria unidade.

Para a marcação do preventivo e da mamografia no espaço, a paciente deve levar pedido médico do SUS, comprovante de residência, cartão do SUS, identidade e CPF. A mamografia está disponível para as mulheres com mais de 40 anos. 

“Vale lembrar que não temos fila de espera para o mastologista. As consultas também podem ser marcadas direto no local com encaminhamento do ginecologista. É bem rápido, o que é essencial quando se trata de câncer de mama. Estamos trabalhando para atender os pacientes com mais rapidez e zerar a fila de outros exames”, afirma Marcela Brasil, coordenadora do Espaço Rosa.

Outubro Rosa com equipe multiprofissional

A ação desta terça-feira do Outubro Rosa será conduzida por uma equipe multiprofissional com psicóloga, assistente social, nutricionista e enfermeira. Elas tirarão dúvidas e darão esclarecimentos para as pacientes que estiverem na sala de espera do Espaço Rosa. Além disso, haverá oferta de serviços como spa das mãos, limpeza de pele, maquiagem e distribuição de hidratantes.

Ainda na terça, o município realizará testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, HIV e hepatite B. “A equipe da Cruz Vermelha nos dará suporte para os atendimentos mais humanizados, e nós entregaremos almofadas pré e pós-cirúrgica para as pacientes oncológicas. Elas também terão acesso a um stand com amostras de hidratantes específicos para pacientes oncológicas e orientações sobre o uso deles”, descreveu a coordenadora.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

7 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

8 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

8 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

10 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

10 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

10 horas atrás