Espaço Rosa sediará mutirão de exames nos dias 8, 15, 22 e 29. Crédito: Reprodução
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, iniciou nesta terça-feira (4) a programação em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil abrirá os eventos às 10h com uma ação de tira-dúvidas com as pacientes do Espaço Rosa, equipamento dedicado à prevenção e combate a esses tipos de cânceres.
A campanha do Outubro Rosa agendou os sábados de outubro, dias 8, 15, 22 e 29, para realizar mutirões de exames no Espaço Rosa. Entre eles, ultrassonografia transvaginal, mamária e preventivo devem ajudar a acelerar as filas na Central de Regulação da secretaria. Para o mutirão do preventivo, as marcações poderão ser feitas direto na unidade. Já para as ultrassonografias de mama e transvaginal, as vagas serão preenchidas através de agendamento da Central de Regulação. A mamografia é realizada aos sábados, e as marcações podem ser feitas na própria unidade.
Para a marcação do preventivo e da mamografia no espaço, a paciente deve levar pedido médico do SUS, comprovante de residência, cartão do SUS, identidade e CPF. A mamografia está disponível para as mulheres com mais de 40 anos.
“Vale lembrar que não temos fila de espera para o mastologista. As consultas também podem ser marcadas direto no local com encaminhamento do ginecologista. É bem rápido, o que é essencial quando se trata de câncer de mama. Estamos trabalhando para atender os pacientes com mais rapidez e zerar a fila de outros exames”, afirma Marcela Brasil, coordenadora do Espaço Rosa.
A ação desta terça-feira do Outubro Rosa será conduzida por uma equipe multiprofissional com psicóloga, assistente social, nutricionista e enfermeira. Elas tirarão dúvidas e darão esclarecimentos para as pacientes que estiverem na sala de espera do Espaço Rosa. Além disso, haverá oferta de serviços como spa das mãos, limpeza de pele, maquiagem e distribuição de hidratantes.
Ainda na terça, o município realizará testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, HIV e hepatite B. “A equipe da Cruz Vermelha nos dará suporte para os atendimentos mais humanizados, e nós entregaremos almofadas pré e pós-cirúrgica para as pacientes oncológicas. Elas também terão acesso a um stand com amostras de hidratantes específicos para pacientes oncológicas e orientações sobre o uso deles”, descreveu a coordenadora.
A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…