O trabalho de prevenção do HIV/AIDS e de assistência dos soropositivos é prioridade na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, no Leste Fluminense.
Um dos serviços oferecidos para a prevenção é a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença. A Prep não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, clamídia e gonorréia.
A Prep é o uso de medicação oral de antirretrovirais diários por um período para prevenção da transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em pessoas que não estão contaminadas. Ela é indicada para qualquer pessoa com mais de 15 anos e mais de 35 quilos com o novo protocolo do Ministério da Saúde, atualizado em agosto deste ano.
Antes, ela só era permitida para alguns segmentos populacionais prioritários: gays, homens que fazem sexo com homens, casais sorodiscordantes (quando um dos parceiros vive com HIV/Aids e o outro não), população trans e profissionais do sexo.
As mulheres HIV negativas, por exemplo, que querem engravidar do parceiro que convive com o HIV ou com frequentes situações de exposição ao HIV, podem usar a Prep ao longo da gravidez e amamentação, para sua proteção e do bebê.
Para ter acesso, o cidadão não precisa ter tido exposição ao vírus, como ter feito sexo sem camisinha, por exemplo. “Se a pessoa tem risco, costuma fazer sexo sem camisinha com diferentes parceiros e com contexto de vida que possui risco de contrair HIV, ela pode fazer uso da Prep”, explicou Monique Gonzalez, coordenadora do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais da Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis.
A Prep é a combinação de dois medicamentos que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. O uso da Prep diariamente pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. O método de prevenção não é indicado para pessoas que já tiveram ou têm algum problema hepático, já que o medicamento pode afetar as funções do rim e do fígado e agravar o quadro.
Unidades com medicação de prevenção ao HIV
Três unidades de saúde têm a Prep em São Gonçalo: Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40; Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara e Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Locais com Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
- Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara
- Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto
- Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro
- Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa
- Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
- Clínica Gonçalense do Mutondo
- Clínica Gonçalense do Barro Vermelho
- Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
- Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis
Unidades com tratamentos para outras doenças:
Hepatite B e C:
- Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40;
- PAM Alcântara (marcação às sextas);
Sífilis:
- Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara;
- Polo Sanitário Jorge Texeira de Lima, Jardim Catarina;
- Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa;
- Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto;
- Polo Sanitário Augusto Sena, Rio de Ouro;
- Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho;
- Clínica da Família Dr. Jardel do Amaral, Venda da Cruz;
- Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo;
- Clínica Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, Arsenal;
- Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40.
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
- Pronto Socorro Central, Zé Garoto
- Pronto Socorro Infantil (PSI), Zé Garoto – crianças até 14 anos
- Umpa de Nova Cidade
- Umpa do Pacheco