Felisan, em São João da Barra, deve ter presença de autores. Foto: Pixabay
O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, se prepara para realizar a Festa Literária Sanjoanense (Felisan), que acontecerá no centro histórico do município de 11 a 14 de novembro.
A primeira edição da Festa Literária Sanjoanense (Felisan) promete agitar a cena cultural com a participação de renomados nomes da literatura nacional, mesas de debate, oficinas culturais, cinema, teatro, autores locais, café literário e outras atrações.
O evento é realizado em parceria direta da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo e Lazer e de Comunicação Social. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) é a principal parceira institucional da Felisan.
Sob o lema “Viva essa ideia feliz”, a Felisan promete encantar os amantes da literatura com a presença de dois autores renomados. O escritor e ilustrador Júlio Emílio Braz, laureado com o Prêmio Jabuti, confirmou sua participação no dia 13, às 14 horas. Na terça-feira, no mesmo horário, será a vez do ator e escritor Otávio Júnior marcar presença no evento.
Felisan terá mais de 90 mil títulos
Um dos destaques da Felisan é o compromisso com a promoção da leitura, especialmente entre os estudantes da rede municipal de Educação. Em parceria com a ABDL, mais de 11 mil vales-livros no valor de R$ 60 serão disponibilizados para alunos, professores e colaboradores das escolas públicas municipais.
Márcio Tupinambá, vice-presidente da ABDL, já está em São João da Barra e estima que cerca de 90 mil títulos, abrangendo desde a literatura infanto-juvenil até a adulta, estarão à disposição dos visitantes, representando um total de 39 editoras.
A organização da Festa Literária fica a cargo da Gerência de Literatura e Leitura, sob a curadoria do jornalista, professor e historiador, Bruno Costa.
Para Gil Miranda, secretário de Cultura do município, a realização de um evento literário desse porte tem um impacto positivo, estimulando o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos e promovendo a inclusão sociocultural. Miranda afirma que “a Festa Literária é um momento de inclusão, intercâmbio, magia, cultura e oportunidade de transformação de vidas através dos livros.”
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início, nesta sexta-feira (25), à primeira…
Com foco na transformação de comunidades vulneráveis do interior do Estado, a terceira edição do…
A cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense, se prepara para celebrar seus 65 anos de…
A manutenção programada para o último fim de semana na pista de descida da Serra…
A rede de pizzarias Forneria Carioca abriu sua nova unidade na Zona Oeste do Rio.…
O Estado do Rio de Janeiro contabilizou 329.001 inscritos confirmados para o Exame Nacional do…