Norte Fluminense

Felisan começa dia 11 em São João da Barra

O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, se prepara para realizar a Festa Literária Sanjoanense (Felisan), que acontecerá no centro histórico do município de 11 a 14 de novembro.

A primeira edição da Festa Literária Sanjoanense (Felisan) promete agitar a cena cultural com a participação de renomados nomes da literatura nacional, mesas de debate, oficinas culturais, cinema, teatro, autores locais, café literário e outras atrações.

O evento é realizado em parceria direta da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo e Lazer e de Comunicação Social. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) é a principal parceira institucional da Felisan.

Sob o lema “Viva essa ideia feliz”, a Felisan promete encantar os amantes da literatura com a presença de dois autores renomados. O escritor e ilustrador Júlio Emílio Braz, laureado com o Prêmio Jabuti, confirmou sua participação no dia 13, às 14 horas. Na terça-feira, no mesmo horário, será a vez do ator e escritor Otávio Júnior marcar presença no evento.

Felisan terá mais de 90 mil títulos

Um dos destaques da Felisan é o compromisso com a promoção da leitura, especialmente entre os estudantes da rede municipal de Educação. Em parceria com a ABDL, mais de 11 mil vales-livros no valor de R$ 60 serão disponibilizados para alunos, professores e colaboradores das escolas públicas municipais.

Márcio Tupinambá, vice-presidente da ABDL, já está em São João da Barra e estima que cerca de 90 mil títulos, abrangendo desde a literatura infanto-juvenil até a adulta, estarão à disposição dos visitantes, representando um total de 39 editoras.

A organização da Festa Literária fica a cargo da Gerência de Literatura e Leitura, sob a curadoria do jornalista, professor e historiador, Bruno Costa.

Para Gil Miranda, secretário de Cultura do município, a realização de um evento literário desse porte tem um impacto positivo, estimulando o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos e promovendo a inclusão sociocultural. Miranda afirma que “a Festa Literária é um momento de inclusão, intercâmbio, magia, cultura e oportunidade de transformação de vidas através dos livros.”


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Secovi Rio debate tarifas de água abusivas e seus impactos nos condomínios

Na última sexta-feira (24/10), o Secovi Rio participou do evento promovido pela ABADI, realizado no…

2 horas atrás

Cabo Frio inicia capacitação obrigatória para ambulantes

Dezenas de ambulantes foram à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Jardim…

2 horas atrás

Sana celebra 123 anos com programação cultural e gratuita

O distrito de Sana, em Macaé, no Norte Fluminense, chega aos 123 anos mantendo o…

2 horas atrás

Mesquita apresenta balanço do primeiro trimestre de 2025

A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, apresentou o balanço das ações realizadas nos primeiros…

5 horas atrás

Fournier 1 Construções consolida posição no Rio de Janeiro

A Fournier 1 Construções, empresa de edificação de estandes de vendas e apartamentos decorados, está…

10 horas atrás

O Rei e o Sábio

Por Juedir Teixeira* Faz muitos anos que ouvi uma história, a qual passei a usar…

1 dia atrás