Norte Fluminense

São João da Barra fiscaliza defeso de água doce

O defeso anual em água doce, também conhecido como piracema, começou na última sexta-feira (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro. Neste período é proibida a pesca em mananciais, como rios, lagos e lagoas. A determinação federal garante a reprodução das espécies nativas e a sustentabilidade da pesca.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, no Norte Fluminense, a Guarda Municipal Ambiental e Reserva Caruara realizaram uma fiscalização conjunta no início do defeso na Lagoa de Iquipari.

O local é um ecossistema protegido pelo município dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) das “Dunas e Restingas” e pela Reserva Caruara.

Placa alerta sobre período de proibição

Os agentes percorreram a lagoa de barco em toda sua extensão até o quinto distrito sanjoanense. Nenhum equipamento de pesca predatória foi encontrado, mas os trabalhos de vigilância continuarão para evitar crimes ambientais. A ação também acontecerá em outros pontos.

Uma placa orienta sobre as normativas do período de defeso será instalada em Iquipari. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo, o objetivo é orientar pescadores e a comunidade sobre a importância de respeitar o defeso e as demais regulamentações para a preservação dos ecossistemas da Lagoa de Iquipari e outros mananciais, como o Rio Paraíba do Sul.

Defeso é essencial

“Este período é essencial para a preservação das espécies locais, pois protege o ciclo reprodutivo e a sustentabilidade dos recursos naturais. Queremos que a população se conscientize que o desrespeito ao defeso além de crime sujeito a punições, atrapalha o equilíbrio das espécies, da oferta de pescados, tanto para consumo como para o próprio meio ambiente”, destacou a secretária.

Os pescadores devem seguir a Instrução Normativa Ibama, nº 195/2008. Em caso de descumprimento, os infratores estão sujeitos às penalidades que constam na Lei nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais e prevê, entre outras coisas, apreensão de materiais, multa e até detenção.

Denúncias podem ser feitas por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de SJB (Ciosp) pelo Whatsapp (22) 999153153.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 
 

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

13 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

13 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

16 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

18 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás