Programa em São João da Barra presta assistência técnica a investidores na cidade

Há três meses em funcionamento em São João da Barra, no Norte Fluminense, o projeto Fortalecer é uma iniciativa da administração municipal que atua na assistência técnica a associações, institutos e cooperativas do município para elaboração de documentação visando o processo de regularização e para que estejam aptas à captação de recursos oriundos de editais públicos (esferas federal, estadual e municipal), de empresas privadas e de emendas parlamentares.

A iniciativa é da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e teve início junto à cooperativa Artepeixe, Associação Comunitária de Pipeiras (Ascop), Projeto Coração Gigante, Instituto Laços de Amor e Associação Alcimar Simões Bomgosto. No dia 3 de agosto, em reunião na sede da Secretaria, foram apresentadas a essas entidades as principais exigências dos editais e fontes de captação de recursos.

O passo seguinte foi a realização de reuniões individuais entre a coordenadora do projeto Fortalecer, Karla Meirelles, e representantes de cada uma das entidades para apresentação de documentação e discutir as principais demandas para atingir a regularização.

“A partir da regularização, a proposta, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, é criar oportunidades de captação em torno do senso de cooperativismo/associativismo, gestão de negócios, criação de uma rede de cooperação e de projetos de captação de recursos, indo de acordo com o potencial do município, que abriga empresas do ramo de petróleo e gás e de outros segmentos com responsabilidade social e ambiental.

Empreendimentos solidários em São João da Barra

“O projeto Fortalecer irá contribuir para a criação de diagnósticos e indicadores que vão possibilitar a geração de mais políticas favorecendo esses empreendimentos solidários com foco na geração de trabalho e renda local. Isso ouvindo as demandas, conhecendo seus espaços e suas atividades, e com nossa equipe coletando dados para promover ações futuras e elaboração de projetos”, disse o secretário Alexandre Magno Estefan.

Representante da cooperativa Artepeixe, Fernanda Pires afirma que o projeto vem abrindo as portas do poder público, permitindo um avanço na legalização da documentação que viabiliza a participação em licitações e editais.

Posts Recentes

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

9 horas atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

11 horas atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

13 horas atrás

Campeonato Carioca de Masters não terá os quatro grandes clubes do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral Com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio…

1 dia atrás

Presidente da Alerj ainda não definiu seu futuro político

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), anda relutante em se lançar candidato a…

2 dias atrás

Plano de Contingência para Chuvas Intensas é apresentado em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas…

2 dias atrás