Programa em São João da Barra presta assistência técnica a investidores na cidade

Há três meses em funcionamento em São João da Barra, no Norte Fluminense, o projeto Fortalecer é uma iniciativa da administração municipal que atua na assistência técnica a associações, institutos e cooperativas do município para elaboração de documentação visando o processo de regularização e para que estejam aptas à captação de recursos oriundos de editais públicos (esferas federal, estadual e municipal), de empresas privadas e de emendas parlamentares.

A iniciativa é da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e teve início junto à cooperativa Artepeixe, Associação Comunitária de Pipeiras (Ascop), Projeto Coração Gigante, Instituto Laços de Amor e Associação Alcimar Simões Bomgosto. No dia 3 de agosto, em reunião na sede da Secretaria, foram apresentadas a essas entidades as principais exigências dos editais e fontes de captação de recursos.

O passo seguinte foi a realização de reuniões individuais entre a coordenadora do projeto Fortalecer, Karla Meirelles, e representantes de cada uma das entidades para apresentação de documentação e discutir as principais demandas para atingir a regularização.

“A partir da regularização, a proposta, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, é criar oportunidades de captação em torno do senso de cooperativismo/associativismo, gestão de negócios, criação de uma rede de cooperação e de projetos de captação de recursos, indo de acordo com o potencial do município, que abriga empresas do ramo de petróleo e gás e de outros segmentos com responsabilidade social e ambiental.

Empreendimentos solidários em São João da Barra

“O projeto Fortalecer irá contribuir para a criação de diagnósticos e indicadores que vão possibilitar a geração de mais políticas favorecendo esses empreendimentos solidários com foco na geração de trabalho e renda local. Isso ouvindo as demandas, conhecendo seus espaços e suas atividades, e com nossa equipe coletando dados para promover ações futuras e elaboração de projetos”, disse o secretário Alexandre Magno Estefan.

Representante da cooperativa Artepeixe, Fernanda Pires afirma que o projeto vem abrindo as portas do poder público, permitindo um avanço na legalização da documentação que viabiliza a participação em licitações e editais.

Posts Recentes

Deputado Fred Pacheco se candidata ao mandato-tampão

O deputado Fred Pacheco (PMN), irmão gêmeo do presidente do TCE-RJ e ex-deputado Márcio Pacheco,…

5 horas atrás

Prefeitura de Nova Iguaçu proíbe banho em trechos do Rio Guandu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, instalou placas de sinalização proibindo banho, natação…

6 horas atrás

Cabo Frio entre os destinos mais buscados no Carnaval 2026

Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, aparece entre os destinos brasileiros mais buscados para…

7 horas atrás

Carretas de saúde iniciam atendimentos na Zona Oeste e na Baixada

Nesta sexta-feira (20), o Governo do Brasil inicia os atendimentos de duas carretas de saúde…

7 horas atrás

FGTS é liberado por calamidade em Cantagalo e São Sebastião do Alto

A partir desta quinta-feira (19), trabalhadores de Cantagalo e São Sebastião do Alto, cidades da…

8 horas atrás

Viradouro é campeã do Grupo Especial pela quarta vez

A Unidos do Viradouro, escola de Niterói, no Leste Fluminense, conquistou nesta quarta-feira o título…

1 dia atrás