Baixada Fluminense
Eleições 2024

São João de Meriti não terá 2º turno e Léo Vieira é eleito como prefeito

Anulação dos votos do candidato Professor Joziel (DC) impede segundo turno na cidade; Léo Vieira (Republicanos) ultrapassa 50% dos votos válidos.

Compartilhe:
10 de outubro de 2024
Sara Oliveira
São João de Meriti não terá 2º turno e Léo Vieira é eleito como prefeito
Decisão do TRE-RJ define Léo Vieira como o novo prefeito no primeiro turno. (Foto: Reprodução das redes sociais)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou na última terça-feira (8) a anulação dos votos de Professor Joziel, candidato pelo Democracia Cristã (DC), que ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de São João de Meriti, uma das principais cidades da Baixada Fluminense. A decisão, publicada em edição extra do Diário da Justiça do TRE-RJ, alterou o cenário eleitoral e resultou na vitória de Léo Vieira (Republicanos) no primeiro turno, sem a necessidade de um segundo turno na cidade.

A ação judicial que culminou na anulação dos votos de Joziel foi movida pela coligação de Léo Vieira, que antes da decisão estava com 49,82% dos votos válidos, totalizando 122.399 votos. Segundo a legislação eleitoral, para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de mais de 50% dos votos válidos. Até então, o segundo turno seria disputado entre Vieira e Valdecy da Saúde (PL), que ficou em segundo lugar com 33,01% dos votos, o equivalente a 81.102 votos.

Decisão foi assinada pela juíza da 88ª Zona Eleitoral de São João de Meriti

Com a anulação dos 2.624 votos recebidos por Professor Joziel, Léo Vieira passou a liderar com 50,91% dos votos válidos, assegurando sua vitória sem necessidade de uma nova etapa eleitoral. A decisão foi assinada pela juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral de São João de Meriti, e impede a realização do segundo turno na cidade.

De acordo com o TRE-RJ, a candidatura de Professor Joziel foi anulada devido à falha no cumprimento do prazo legal para substituição do candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC). O prazo limite para a troca era 17 de setembro, porém, Felipe Castro da Silva, conhecido como Felipe Juventude, teve seu registro indeferido em 11 de setembro, e a substituição não foi feita em tempo hábil.

A decisão ainda cabe recurso, mas, por ora, Léo Vieira é o novo prefeito eleito de São João de Meriti, após a recontagem dos votos válidos que confirmaram sua maioria.