São Pedro da Aldeia é 2º lugar em ranking de arrecadação de ICMS na Região dos Lagos

O município de São Pedro da Aldeia foi o segundo da Região dos Lagos que mais arrecadou ICMS para o Estado do Rio. A conclusão de auditoria com foco na Declaração Anual (DECLAN) para o Índice de Participação dos Municípios (IPM).

De acordo com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o sistema de auditoria foi implementado pela Secretaria de Fazenda da cidade para monitorar a arrecadação do ICMS, tributo estadual que tem 1/4 do seu valor total repassado aos municípios.

A Prefeitura classifica a iniciativa como uma inovação e investimento na qualificação dos servidores. “Fiscalizar o ICMS é uma atribuição estadual, porém os profissionais municipais que estiverem qualificados para acompanharem o sistema podem auxiliar no monitoramento e apontar dados que não tenham sido computados”, informa o município.

De acordo com a administração municipal, foram oferecidas qualificações com o professor renomado na área, Carlos Antônio de Souza Coelho, do Centro Interamericano de Administração Pública (CIAP) de Belo Horizonte. Nos cursos os fiscais puderam aprimorar técnicas de apuração, auditoria e gerenciamento do imposto.

A auditoria na arrecadação permite maior integração com a fiscalização estadual para fins do cálculo do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que mede o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS. O repasse do tributo é uma das principais receitas que a maioria dos municípios brasileiros.

Para incrementar esse valor, cada cidade precisa aumentar o Índice de Participação dos Municípios e para isso, é importante que a gestão pública consiga melhorar o Valor Adicionado Fiscal, que no estado do Rio de Janeiro é apurado através da DECLAN e da DEFIS. O aumento do IPM impacta diretamente em um maior repasse do ICMS para o município.

Fiscalização da arrecadação dá resultado

O secretário municipal de Fazenda, Renaldo Martins, destaca o empenho da equipe de fiscalização de tributos da prefeitura. “É um trabalho de inteligência feito pela fiscalização fazendária. Os resultados já começaram a aparecer, e temos confiança que vamos conseguir aumentar ainda mais a arrecadação municipal por meio dessas ferramentas inovadoras. O objetivo é alcançar o VAF de 0,384 registrado em 2020 e o maior do município”, apontou.

Posts Recentes

ABI tem candidato para melhorar imagem

Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…

17 horas atrás

Secovi Rio apresenta análises e cenários do mercado imobiliário no SOMA Day RJ

A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…

18 horas atrás

Prefeitura de Itaperuna conclui manutenção elétrica no Cristo Redentor

A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…

18 horas atrás

Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…

19 horas atrás

Ônibus da Saúde leva vacinas à população de Nova Iguaçu

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…

19 horas atrás

Deputado quer semáforos sonoros no estado

O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…

20 horas atrás