Região dos Lagos
Janeiro roxo

São Pedro da Aldeia promove mutirão dermatológico

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, está programando a realização de um mutirão de atendimento dermatológico para marcar o “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e combate à hanseníase.

Compartilhe:
19 de janeiro de 2024
Vinicius
São Pedro da Aldeia promove mutirão dermatológico
Para ter acesso ao atendimento em São Pedro da Aldeia é preciso ter cartão do SUS. Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, está programando a realização de um mutirão de atendimento dermatológico para marcar o “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e combate à hanseníase. O evento será na próxima terça-feira (23), das 9h às 14h, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no centro da cidade. Na oportunidade, serão distribuídas 30 senhas, por ordem de chegada, para atendimento com dermatologista.

A ação é aberta a toda população, especialmente para as pessoas que já observam alterações dermatológicas no corpo, manchas, caroços ou visões. Para participar, o cidadão precisará apresentar seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem passa pelo local também terá acesso aos serviços de aferição da pressão arterial, medição de glicose e orientação nutricional.

Janeiro roxo em São Pedro da Aldeia

O evento “Janeiro Roxo – precisamos falar sobre a hanseníase” é uma iniciativa do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e visa conscientizar a população aldeense sobre a doença infecciosa crônica e curável que afeta pele e nervos periféricos. A hanseníase, apesar de contagiosa, tem controle e tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

De acordo com a prefeitura, uma das estratégias mais eficazes no combate à doença é a detecção precoce dos casos. Quanto mais cedo a doença for causada, mais eficaz será o tratamento e menor será o risco de sequelas graves. O Dia Mundial contra a Hanseníase é realizado em 26 de janeiro e a campanha “Janeiro Roxo” busca alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à doença.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.