Capital
Carnaval

Sapucaí: Vila Isabel e Grande Rio brilham na 2ª noite do Grupo Especial. Tuiuti corre risco

Escola de Duque de Caxias faz desfile arrebatador, sai da Sapucaí aos gritos de “É campeã”, e leva Estandarte de Ouro de melhor escola.

Compartilhe:
24 de abril de 2022
Sapucaí: Vila Isabel e Grande Rio brilham na 2ª noite do Grupo Especial. Tuiuti corre risco
Acadêmicos do Grande Rio levou Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial. Crédito: Marco Antônio Teixeira / RioTur

Quem viu o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, organizado pela Liesa, baixou a guarda para a categoria da Viradouro e clamou: Pintou a campeã! Mas o que os presentes na Sapucaí presenciaram na noite de sábado quebrou tudo. Unidos do Grande Rio e Vila Isabel fizeram apresentações fantásticas e entraram forte na briga pelo título junto com a Viradouro. A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já levou para casa o Estandarte de Ouro de melhor escola da elite.

Antes de falarmos das duas agremiações que arrebataram os corações de quem acompanhava os desfiles da Marquês de Sapucaí, vale a pena um destaque para a Unidos da Tijuca. Não se esperava muito da apresentação da escola, que mostrava uma estética simples, mas o enredo sobre a lenda do Guaraná agradou e a apresentação foi belíssima, com destaques para a bateria e a comissão de frente. O destaque negativo que pode tirar a escola da briga pelo título foram os problemas de evolução apresentados no início da apresentação. Provavelmente volta para desfilar no sábado das campeãs.

Erros de evolução podem tirar a Unidos da Tijuca da briga pelo título. Marco Antonio Teixeira/ Riotur

A Unidos de Vila Isabel entrou na Sapucaí para fechar os desfiles do Grupo Especial com uma baita responsabilidade. A Grande Rio tinha acabado de subir absurdamente o patamar. Mas a homenagem a Matinho da Vila, o maior nome da história da escola, não poderia passar desapercebida. Resultado: Desfile lindo, técnico, e com um público extremamente envolvido com a apresentação, com direito a aplausos no final. No fim, o arrastão do público atrás da escola encerrando a noite cantou alto que a vida vai melhorar.

A Vila Isabel manteve o nível, mas há quem diga que não vai dar para competir com a arrebatadora apresentação da Acadêmicos do Grande Rio. O enredo que exalta Exu e bate forte na intolerância religiosa foi contado com categoria exemplar na Sapucaí. As alegorias e fantasias tinham uma pegada mais rústica, mas impressionaram pela qualidade de construção. Aos gritos de “É campeã” a escola passou pela avenida traduzindo em samba a beleza das religiões de matriz africana. O Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial está em boas mãos. A escola é a favorita ao título.

A Vila Isabel homenageou Martinho da Vila em um desfile lindo e técnico, que pode render título.
Crédito: Marco Antônio Teixeira / RioTur

Em um patamar mais abaixo que Grande Rio, Vila Isabel e até da Tijuca, a Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela fizeram desfiles com destaques positivos em suas comissões de frente e muito capricho nas fantasias e alegorias. Mas a grandiosidade também pode complicar. As duas escolas tiveram problemas para evoluir com carros alegóricos grandes e podem perder pontos valiosos.

O destaque negativo da noite foi a Paraíso da Tuiuti que deve formar com a São Clemente a dupla que vai tentar fugir do rebaixamento para a Série Ouro em 2023. A escola abriu a noite de desfiles e entrou na Sapucaí com um desfile de bela plástica. O que se viu na avenida, no entanto, se tornou um perigo para a escola. Erros graves de evolução tornaram necessária uma corrida desenfreada para terminar o desfile no tempo obrigatório, o que não foi possível. Houve estouro de dois minutos. Além destes pontos que certamente serão perdidos um problema com a fantasia da princesa da bateria pode criar penalidades.

Mais Sapucaí no sábado

Agora resta esperar a apuração dos dois grupos que desfilaram desde quinta-feira na Marquês de Sapucaí. Os envelopes com as notas serão abertos na próxima terça-feira, na Apoteose. O resultado do Grupo Especial sai antes do que o da Série Ouro. No próximo fim de semana a Sapucaí abre as portas para o desfiles das Campeãs