Região dos Lagos
Saquarema

Plano de Mobilidade Urbana de Saquarema será lançado em audiência pública na terça-feira

Câmara Municipal sediará discussão sobre o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Etapa dos trabalhos será um dos itens apresentados.

Compartilhe:
30 de setembro de 2022
Plano de Mobilidade Urbana de Saquarema será lançado em audiência pública na terça-feira
A população de Saquarema poderá participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Saquarema. Crédito: Reprodução

A prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, realiza, na próxima terça-feira (6), a audiência pública de lançamento do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. No evento, serão apresentados à sociedade civil os Planos de Trabalho, Comunicação e Pesquisa que envolvem os trabalhos. A reunião é aberta à população e está prevista para acontecer às 18h no Plenário da Câmara Municipal. Também haverá transmissão pelo Youtube, no canal da Câmara.  

A Prefeitura afirma, ainda, que criará uma equipe de acompanhamento para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. O objetivo é atender as premissas da Lei 12.587/2012, que prevê a participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Plano de Mobilidade Urbana monitorado

Segundo o município, essa equipe terá o papel de acompanhar o processo de elaboração do Plano junto à Equipe Técnica, representando a população de Saquarema. Além disso, o grupo deverá contribuir com a divulgação das atividades e no engajamento da sociedade, além de sugerir conteúdo para os relatórios.

A equipe será composta por 56 membros. Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem preencher um formulário disponível no site da prefeitura (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiy0tc-PE9BMFjmJAzqZSIhDNswpmcG7kEHvmriRc4p2jC8g/viewform), aberto para colaboração até o dia anterior ao da audiência. 

Para compor a equipe é preciso conhecer a cidade e os temas chave de cada eixo do plano. São eles: Estrutura urbana, Sistema viário, Pedestres e calçadas, Ciclistas e ciclovias, Transporte Público, Logística Urbana, Gestão institucional e Educação para o trânsito.

“É muito importante que a população participe da Audiência Pública. É o momento que teremos para apresentar os projetos de trabalho, objetivos e metas do Plano de Mobilidade. Somente com a participação popular poderemos construir um Plano voltado para o cidadão e para o crescimento ordenado da nossa cidade”, informou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Paula Azem, ao site da prefeitura.