O Clube de Regatas do Flamengo realiza nesta sexta-feira (29), na sede da Gávea, na Zona Sul da capital, um treinamento para 40 seguranças do clube com base no protocolo “Não é Não! Respeite a decisão”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) em parceria com a organização Livre de Assédio. A capacitação será feita em duas turmas, às 10h e às 15h.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a medida fortalece a presença feminina em espaços de lazer e esporte. Segundo ela, o treinamento garante um atendimento humanizado e acolhedor, além de acesso à rede de proteção. “O Flamengo tem sido um parceiro muito atuante na prevenção da violência contra mulher”, afirmou.
A CEO e fundadora da Livre de Assédio, Ana Addobbati, destacou a importância da adesão do clube. “A violência de gênero é uma pauta de responsabilidade coletiva. Quanto mais conseguirmos mobilizar empresas, instituições e a sociedade civil, aumentamos as chances de reduzir as estatísticas de crimes contra a mulher em todo o país”, disse.
Secretaria vai apresentar a plataforma on-line de capacitação
Durante o treinamento, a SEM-RJ vai apresentar a plataforma on-line do protocolo, que oferece cursos para profissionais de diferentes setores, com foco no enfrentamento ao assédio e à importunação sexual. A capacitação tornou-se obrigatória após o Decreto Estadual nº 49.520/2025, que instituiu o protocolo e o selo “Mulher+Segura” em todo o estado.
Desenvolvida em parceria técnica com a Livre de Assédio, a ferramenta digital utiliza validação segura de dados, automação inteligente e estratégias de engajamento, oferecendo orientações práticas sobre prevenção e conduta em casos de violência de gênero.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de ameaças contra mulheres em dias de jogos de futebol cresceram 23,7%. A parceria entre Flamengo e SEM-RJ representa um passo para que estádios e demais espaços de convivência sejam mais seguros e acolhedores para mulheres e meninas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.