A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, realizou uma programação especial na Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Grossa, no último sábado (04/03), e contou com as parcerias da Biotec Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) nas atividades dedicadas à saúde da mulher.
Os projetos Horto da Biodiversidade, do Inova Agroecologia Maricá, e a Farmacopéia, que acontecem por meio da parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresentaram as plantas medicinais como método alternativo de cuidados com a saúde para as participantes da ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quarta-feira (08/03).
“A UFRRJ prevê atuar em todo o município de Maricá. Hoje, trouxemos a equipe dos dois projetos com a Codemar e Biotec: o Inova Agroecologia, voltado para saúde através de alimentos sem agrotóxicos, produzidos de forma agroecológica; e o mais recentemente Farmacopeia Maricá, que é uma outra estratégia, voltada para plantas medicinais, em que trabalhamos com o conceito de saúde integrativa. Temos aqui mudas de plantas medicinais, como terramicina, boldo, mirra e amora, além de tantas outras espécies que são vinculadas ao sagrado feminino, já que esse evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher”, explicou o coordenador dos projetos, o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo.
A moradora do bairro, Claudia Soares Mendes, de 59 anos, que aproveitou para participar das atividades da ação para as mulheres e realizar exames médicos, garantiu uma “mudinha” e também um repelente de citronela. A aposentada aproveitou para tirar dúvidas sobre o plantio e propriedades medicinais de outras plantas.
“Vim numa consulta e a doutora me indicou um preventivo. Achei essa programação muito legal porque estou aprendendo um pouco de cada coisa e, agora, sobre plantas medicinais. A pessoa vem fazer um exame e já sai com mais sabedoria, isso é muito bom. Estou levando aqui a plantinha para cultivar e o repelente natural de citronela, que achei muito interessante porque a gente compra industrializado e cheio de química sem perceber que o natural está ao nosso alcance”, avaliou a participante.
Secretaria de Saúde oferece diversos serviços para o público feminino
A programação especial da USF Ponta Grossa também contou com roda de conversa com profissionais do serviço social e psicologia, realização de exame preventivo, sala de relaxamento e dia da beleza. O gestor de serviços e saúde da unidade, Marlon Santos, explicou que as atividades fazem parte de um conceito ampliado de saúde para o público feminino.
“Para as mulheres é interessante que a gente proporcione esse espaço de acolhimento não somente para fazer o preventivo, que também é importante, mas promover oportunidades para que elas saiam daqui entendendo que as questões de saúde vão muito além de procedimentos”, destacou o gestor Santos.
A médica da saúde da família, Vera Lucia Portella Pavani, que atua na unidade, completou: “Estamos inovando com essa parceria em relação a plantas medicinais porque estão relacionadas à saúde da mulher. É mais uma possibilidade para o autocuidado e utilizarem mais uma ferramenta para resolverem questões femininas envolvendo a parte ginecológica e hormonal a favor da qualidade de vida delas”, comentou a médica.