Economia

Seenemar discute disseminação da importância do setor nuclear

Na última sexta-feira (7), a Secretaria Estadual de Energia Nuclear e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (Seenemar) realizou uma reunião com o Grupo de Trabalho de Comunicação Nuclear para discutir o Plano de Comunicação. O objetivo foi de definir ações estratégicas para destacar os benefícios da utilização da energia nuclear.

O grupo, criado pela Seenemar, tem a missão de promover a conscientização da população fluminense sobre a importância da energia nuclear, destacando seu uso nos setores energético, médico, agrícola, industrial e armamentista.

As ações de marketing apresentadas são focadas em desmistificar o tema nuclear e esclarecer a importância e os benefícios de sua aplicação, tanto na geração de energia limpa quanto no tratamento do câncer, no diagnóstico de doenças por meio de raios-X, na fabricação de medicamentos, no estudo de solos, plantas e animais, na conservação de alimentos e na geração de emprego e renda.

Segundo João Pedro Leal, coordenador de Energia Nuclear da Seenemar, idealizador do GT de Comunicação Nuclear, o propósito principal é o da conscientização: “Queremos conscientizar as pessoas sobre energia nuclear e sua perspectiva da descarbonização; do seu poderio no âmbito tecnológico, no desenvolvimento e pesquisa, e empregabilidade”.

Composição do GT de Comunicação da Seenemar

O Grupo de Trabalho de Comunicação Nuclear é composto por todas as empresas públicas relacionadas à matriz nuclear – Nuclep, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletronuclear e Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), ligada ao Ministério da Defesa –, pela Itaguaí Construções Navais (ICN), empresa privada responsável pela fabricação dos submarinos do Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub), pela Marinha do Brasil e entidades públicas como a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Apesar de criado recentemente, GT de Comunicação Nuclear é um grupo coeso e focado na missão de desmistificar e esclarecer. No primeiro momento, o grupo busca estabelecer as metas e a definição dos canais de comunicação para avançar no propósito educacional. O consenso comum do grupo foi estabelecer a agenda de trabalho e eventos para o ano de 2024.

O Rio de Janeiro se destaca no setor nuclear entre os demais estados por abrigar as usinas nucleares em Angra dos Reis e desponta, consequentemente, no setor da pesquisa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

8 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

9 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

9 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

11 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

11 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás