Categorias: Segurança

ISP: homicídios dolosos no Rio caíram 21% no mês de maio, melhor resultado em 31 anos

Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que violência no estado do Rio de Janeiro está retrocedendo. Os índices de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, apresentaram redução de 21% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2021. É o melhor resultado para o mês em 31 anos.

De acordo com o ISP, que é vinculado ao Governo do Estado, crimes contra a vida também reduziram. Os casos de letalidade violenta apresentaram queda de 9% no mesmo período. Esse grupo inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado.

No acumulado do ano, os dados até maio também são positivos. Registros de homicídios dolosos caíram 17%, enquanto a letalidade violenta caiu 20% e mortes provocadas por policiais, 22%.

Importantes para medir o grau de sensação de segurança da população, crimes como roubo de rua e de carga também apresentaram queda. De acordo com o ISP, roubo de rua, que inclui roubos a pedestres, em ônibus e de aparelhos celulares, caiu 15% entre janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Isso significa quase 5 mil casos a menos nesse período.

Os números do ISP mostram que roubos de veículos e de cargas também apresentaram redução, de 10% e 13%, respectivamente. “Mais uma vez tivemos reduções importantes nos principais indicadores estratégicos de criminalidade, o que comprova que estamos no caminho certo. Este mês retomamos o pagamento do Sistema de Metas, numa prova de reconhecimento ao trabalho que as polícias Civil e Militar vem desenvolvendo para alcançar esses resultados”, destacou o governador Cláudio Castro.

Veja os principais números divulgados pelo ISP

  • Homicídio doloso: 1.248 vítimas nos primeiros cinco meses de 2022 e 210 em maio – estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 17% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.
  • Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 1.830 vítimas nos primeiros cinco meses de 2022 e 354 em maio – estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 20% em relação ao acumulado do ano e de 9% em relação ao mês.
  • Roubo de carga: 1.651 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 308 em maio – estes foram os menores valores para o mês e para o acumulado desde 2013. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 13% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.
  • Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 25.457 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 5.181 em maio – este foi o menor valor para o acumulado desde 2005. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 15% em relação ao acumulado do ano e de 8% em relação ao mês.
  • Roubo de veículo: 9.825 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 2.079 em maio – este foi o menor valor para o acumulado desde 2012. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 10% em relação ao acumulado do ano e aumento de 4% em relação ao mês.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás