Categorias: Segurança

ISP: homicídios dolosos no Rio caíram 21% no mês de maio, melhor resultado em 31 anos

Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que a violência no estado do Rio de Janeiro está retrocedendo. Os índices de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, apresentaram redução de 21% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2021. É o melhor resultado para o mês em 31 anos.

De acordo com o ISP, que é vinculado ao Governo do Estado, crimes contra a vida também reduziram. Os casos de letalidade violenta apresentaram queda de 9% no mesmo período. Esse grupo inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado.

No acumulado do ano, os dados até maio também são positivos. Registros de homicídios dolosos caíram 17%, enquanto a letalidade violenta caiu 20% e mortes provocadas por policiais, 22%.

Importantes para medir o grau de sensação de segurança da população, crimes como roubo de rua e de carga também apresentaram queda. De acordo com o ISP, roubo de rua, que inclui roubos a pedestres, em ônibus e de aparelhos celulares, caiu 15% entre janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Isso significa quase 5 mil casos a menos nesse período.

Os números do ISP mostram que roubos de veículos e de cargas também apresentaram redução, de 10% e 13%, respectivamente. “Mais uma vez tivemos reduções importantes nos principais indicadores estratégicos de criminalidade, o que comprova que estamos no caminho certo. Este mês retomamos o pagamento do Sistema de Metas, numa prova de reconhecimento ao trabalho que as polícias Civil e Militar vem desenvolvendo para alcançar esses resultados”, destacou o governador Cláudio Castro.

Veja os principais números divulgados pelo ISP

  • Homicídio doloso: 1.248 vítimas nos primeiros cinco meses de 2022 e 210 em maio – estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 17% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.
  • Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 1.830 vítimas nos primeiros cinco meses de 2022 e 354 em maio – estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 20% em relação ao acumulado do ano e de 9% em relação ao mês.
  • Roubo de carga: 1.651 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 308 em maio – estes foram os menores valores para o mês e para o acumulado desde 2013. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 13% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.
  • Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 25.457 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 5.181 em maio – este foi o menor valor para o acumulado desde 2005. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 15% em relação ao acumulado do ano e de 8% em relação ao mês.
  • Roubo de veículo: 9.825 casos nos cinco primeiros meses de 2022 e 2.079 em maio – este foi o menor valor para o acumulado desde 2012. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 10% em relação ao acumulado do ano e aumento de 4% em relação ao mês.

Posts Recentes

Festival de Verão até o fim do mês

O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…

1 dia atrás

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…

1 dia atrás

Entre dois mundos: até onde vai o equilíbrio de Eduardo Paes?

*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…

1 dia atrás

Está posta a guerra de versões!

Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…

1 dia atrás

Enel Rio abre vagas para curso gratuito de eletricistas no RJ

A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…

1 dia atrás

Onco Baixada tem a primeira paciente atendida

A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…

1 dia atrás