Dados do ISP mostraram queda em vários tipos de crime no Rio. Crédito: Divulgação
Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que a violência no estado do Rio de Janeiro está retrocedendo. Os índices de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, apresentaram redução de 21% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2021. É o melhor resultado para o mês em 31 anos.
De acordo com o ISP, que é vinculado ao Governo do Estado, crimes contra a vida também reduziram. Os casos de letalidade violenta apresentaram queda de 9% no mesmo período. Esse grupo inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado.
No acumulado do ano, os dados até maio também são positivos. Registros de homicídios dolosos caíram 17%, enquanto a letalidade violenta caiu 20% e mortes provocadas por policiais, 22%.
Importantes para medir o grau de sensação de segurança da população, crimes como roubo de rua e de carga também apresentaram queda. De acordo com o ISP, roubo de rua, que inclui roubos a pedestres, em ônibus e de aparelhos celulares, caiu 15% entre janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Isso significa quase 5 mil casos a menos nesse período.
Os números do ISP mostram que roubos de veículos e de cargas também apresentaram redução, de 10% e 13%, respectivamente. “Mais uma vez tivemos reduções importantes nos principais indicadores estratégicos de criminalidade, o que comprova que estamos no caminho certo. Este mês retomamos o pagamento do Sistema de Metas, numa prova de reconhecimento ao trabalho que as polícias Civil e Militar vem desenvolvendo para alcançar esses resultados”, destacou o governador Cláudio Castro.
O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…
Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…
*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…
A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…
O município de Paraty, no Sul Fluminense, sediou no último sábado (16) a quarta edição…