Capital Político
Capital Político
Coluna

Sem cobrança extra nas contas de serviços públicos

A coluna Capital Político destaca a lei que inibe aquelas cobranças indesejadas nas contas de prestação de serviços públicos

Compartilhe:
17 de julho de 2025
Sem cobrança extra nas contas de serviços públicos
O deputado Carlos Minc.

As concessionárias de serviços públicos do Estado do Rio estão proibidas de efetuarem cobranças nas faturas mensais dos seus respectivos clientes pelo fornecimento de serviços ou produtos estranhos ao objeto da concessão, como serviços de instalação e manutenção. A determinação é da lei de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), sancionada pelo governador Cláudio Castro.


Tiradentes bate recorde de visitas

O Palácio Tiradentes, que está prestes a completar 100 anos, recebeu cerca de 7.500 visitantes no primeiro semestre de 2025. O número de visitas é um recorde dos últimos anos, sendo 43% maior do que o registrado no mesmo período em 2024. O edifício, foi sede da Assembleia Legislativa do Rio e vista quase que obrigatória para os turistas que visitam o Centro do Rio.


Representação contra fabricante do Ozempic

O deputado Vitor Junior (PDT) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento Ozempic (semaglutida), após um grave caso de fraude ocorrido no Rio de Janeiro e a inércia, segundo ele, das autoridades competentes.


Delivery

Já está em vigor a lei que estabelece que as bolsas de transporte utilizadas por entregadores de serviços de delivery deverão ser fornecidas, exclusiva e gratuitamente, pelas próprias plataformas digitais contratantes. De autoria do deputado Alexandre Knoploch (PL), a lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro esta semana.


Sem antecedentes

A Alerj analisa projeto de lei que obriga profissionais que atuam em instituições de saúde no estado do Rio a apresentarem certidão negativa de antecedentes criminais no ato da contratação. De autoria do deputado estadual Renan Jordy (PL), a medida vale para toda instituição pública ou particular que preste serviços de atendimento à saúde.


Mais uma do Lula

“O senhor Tarcísio não vai tentar esconder o chapeuzinho de Trump, não. Pode ficar mostrando para a gente saber quem é você. Está cheio de lobo em pele de cordeiro”, de Lula, sobre o ataque de Tarcísio de Freitas e suas ‘negociações’.


Sempre Malafaia

O pastor Silas Malafaia, homem rico e que vem pagando despesas das últimas manifestações de bolsonaristas na Avenida Paulista, em São Paulo, está avisando que “a próxima retaliação do Governo Trump será na pessoa física de ministros do Supremo” caso não cesse a “perseguição política a Bolsonaro”. E minimizou as críticas nas redes sociais à ação de Trump. “Vai atingir Moraes, alguns ministros do STF, o procurador-geral da República e suas famílias”. Cobrou “firmeza” de Tarcísio e de outros governadores de direita que “ensaiaram recuos”. Malafaia vem classificando como “erro” a postura de Tarcísio com o STF (mantém boa relação com os ministros, especialmente com Alexandre de Moraes).


Mais pesquisas

O Instituto Paraná Pesquisas acaba de divulgar a preferência do estado do Paraná para a presidência da República em 2026. Na maioria dos cenários, o grande vencedor é o governador Ratinho Jr, não por coincidência, do Paraná (nas demais pesquisas nacionais, aparece em média em quarto ou quinto lugar). No levantamento da empresa paranaense, no primeiro cenário, sempre vence Ratinho Jr. e no segundo turno, vencem, além de Jair Bolsonaro (?), Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e até Eduardo Bolsonaro todos vencem Lula.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

/* */