A Semana da Pátria em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, começou no domingo (1), marcando o começo das celebrações cívicas que ocorrerão ao longo do mês. A cerimônia de abertura foi realizada em Guarus e contou com o tradicional hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro, com a presença da Banda da Guarda Civil Municipal.
Logo após a cerimônia de abertura, um desfile cívico-militar tomou conta da avenida, com a participação de unidades escolares públicas e particulares, além de instituições filantrópicas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Este ano, o tema das celebrações da Semana da Pátria é “Sustentabilidade: transformando o futuro”, destacando a importância de práticas sustentáveis para as próximas gerações.
A subsecretária de Educação, Rita Abreu, ressaltou a grandiosidade do evento, especialmente o desfile de 7 de Setembro, que será realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).”O desfile de 7 de Setembro é um evento grandioso que sempre reúne um número grande de pessoas, sendo alunos e comunidade em geral, por isso, nossa preocupação em oferecer um local amplo, com segurança e comodidade. Contamos com o envolvimento de todas as secretarias e a integração das mesmas para que possamos fazer um grande espetáculo”, afirmou.
No dia 7 de setembro, as festividades continuarão com outro desfile cívico-militar às 8h, no Cepop, em comemoração ao Dia da Independência. Posteriormente, no dia 15 de setembro, as apresentações se deslocarão para a Avenida Atlântica, em Farol de São Tomé, onde unidades públicas e particulares de toda a Baixada Campista se apresentarão, a partir das 9h.
Em Guarus, 12 escolas municipais foram representadas, com seus alunos e bandas desfilando. Além dessas, outras seis bandas de fanfarras da rede pública, a Escola Estadual Benta Pereira, a Escola Agrícola (FAECT), e a escola particular Bom Passinho também participaram do evento.
Semana da Pátria de 2024 ganhou mais bandas
Este ano, foram distribuídos 96 novos kits de instrumentos musicais para as bandas de fanfarra da rede municipal de ensino. Segundo Edilson Cruz, coordenador do Departamento de Animação Cultural e Bandas de Fanfarras da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduct), o número de bandas participantes aumentou significativamente, passando de 13, até 2020, para 30 em 2024.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.