Baixada Fluminense

Seropédica celebra empregos e qualificação com a expansão da fábrica da P&G

Complexo inaugurado em Seropédica amplia a produção da empresa, que além de cremes dentais passa a fabricar produtos para cabelos.

Compartilhe:
23 de junho de 2023
Seropédica celebra empregos e qualificação com a expansão da fábrica da P&G
O secretário Vinicius Farah e o presidente da P&G Brasil, André Felicíssimo, no corte da faixa inaugural da nova fábrica em Seropédica. Crédito: Luiz Calderini / Seropédica On Line

*Renato Reis
(renato.reis@jornalatual.com.br)

O empenho da Prefeitura de Seropédica, na busca de atrair novos empreendimentos para a cidade da Baixada Fluminense, como estratégia para criar novas oportunidades de trabalho para a população local, teve um capítulo a mais na última sexta-feira (16).

A multinacional Procter & Gamble (P&G) inaugurou sua planta industrial no município, com a inauguração de sua fábrica de cuidados com o cabelo, anexa ao complexo que a empresa já mantem há quase uma década na cidade para a produção de produtos para a saúde bucal.

Participaram da inauguração o presidente da P&G Brasil, André Felicíssimo; o diretor de Relações Institucionais da P&G, Francisco Bernardo; e o diretor da P&G Seropédica, Carlos Serrano.

Também marcaram presença o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah; o prefeito de Seropédica, Professor Lucas; o diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Fortes; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Andrade; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, Carlos Alberto Machado de Freitas, dentre outras autoridades, além de representantes de empresas parceiras da P&G.

Seropédica tem grandes investimentos nos últimos anos

Com um cerimonial cercado de cuidados, a empresa deu a exata dimensão da importância que dá à planta industrial de Seropédica. O diretor Carlos Serrano falou sobre o desenvolvimento que a P&G traz para o Brasil, o estado do Rio e a cidade, ressaltando que as melhores tecnologias de que o grupo dispõe no mundo estão empregadas em Seropédica.

Classificando o país como um mercado chave, absorvendo mais de 50% de sua produção voltada para a América latina, Serrano anunciou que a unidade de Seropédica será um polo de exportação de produtos para o Brasil e o exterior, através de uma indústria 4.0, com processos de manufatura de última geração.

Em seguida, o presidente André Felicíssimo lembrou que a da P&G Brasil, que está há 35 anos no país, fez em Seropédica o maior investimento no Brasil nos últimos cinco anos, e que a nova expansão quintuplica o compromisso inicial com a fábrica.

O presidente falou ainda sobre o compromisso social da empresa tem com a qualificação profissional na cidade, através de um projeto que a une ao Governo do Estado, a Prefeitura de Seropédica e o Instituto Proa, que atua na criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda oriundos de escolas públicas, ajudando-os a ingressarem no mercado de trabalho. O resultado dessa união também foi celebrado na sexta-feira, com a inauguração das instalações do projeto, na Faetec Seropédica.

Autoridades comemoram resultados

Em seu discurso, o prefeito Professor Lucas classificou o evento como uma ratificação do compromisso que o Governo do Estado e a Prefeitura de Seropédica têm com foco nas parcerias e no diálogo. Lucas lembrou que participou da inauguração da primeira fábrica ainda como vereador, e que estava ali, com prazer, testemunhando o crescimento da empresa na cidade.

“Seropédica investe nas parcerias e no diálogo para avançar a cada dia”, disse ele, citando como exemplo a abertura na unidade do Instituto Proa na Faetec, que abre as portas para jovens de 17 a 22 anos.

Representando o governador Claudio Castro, o secretário Vinicius Farah iniciou elogiando o prefeito Professor Lucas, a quem responsabilizou por colocar Seropédica na agenda do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, o que contribuiu para que o estado viva hoje um grande momento, depois de enfrentar mais de uma década de episódios ruins.

Farah ilustrou, por exemplo, que antes do início da administração Cláudio Castro o estado do Rio amargava a 24ª posição entre os 27 do país e hoje ultrapassou Minas Gerais para alcançar a segunda posição na geração de empregos.

“O melhor programa social que existe é o emprego e é isso que estamos gerando em nosso estado”, salientou ele, arrancando risadas da plateia ao lembrar que quando administrou Três Rios lutou muito para que a cidade recebesse a unidade da P&G.


*Esta matéria foi publicada neste portal com autorização do autor