Projeto Circolar realiza dia de cultura e memória em Mangaratiba. (Foto: Divulgação)
Na próxima quinta-feira (1º), o distrito da Serra do Piloto, em Mangaratiba, será palco de um evento dedicado à celebração da cultura popular e da memória local. A programação faz parte do projeto Circolar, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contará com o espetáculo “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições”, além do lançamento do livro “Memórias de Mestre Geraldo”.
As atividades terão início na Fazenda Rubião e também ocuparão a pracinha da Benguela, localizada em frente à entrada do Rubião. Às 17h30, será lançado o livro escrito por Mirian Bondim e Maria das Graças Martins, que resgata a história de Geraldo Martins, conhecido como Mestre Geraldo, figura emblemática da Serra do Piloto. O lançamento acontece na data em que o mestre completaria 85 anos. Em caso de chuva, a cerimônia será transferida para a Escola Municipal Cordélia Josephina de Magalhães Pahl.
O espetáculo musical e circense terá a participação de artistas da Costa Verde, como Marcela Kathellen, Anderson Amendola, Hellen Morais, Emilly Vitória, Cauã Souza, Daniel Maciel, Rafael Otoni e Adriano Didi. A produção musical é assinada por Igor Victor e Felipe Cardoso. O evento é gratuito, aberto para todas as idades e contará com intérprete de Libras, garantindo a acessibilidade.
Criado em 2021, o Circolar tem como missão fortalecer a identidade cultural de comunidades tradicionais e territórios populares da Costa Verde, levando arte a regiões com pouca oferta cultural e dificuldades de acesso à internet. De acordo com Adriano Sampaio Evangelista, o Palhaço Didi, idealizador e diretor artístico do projeto, o objetivo é atender públicos que raramente têm a oportunidade de vivenciar experiências culturais presencialmente.
Em 2025, o projeto levará o novo espetáculo “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições” a diversas comunidades da cidade, além de promover rodas de conversa sobre história local e a criação de murais artísticos assinados pela artista plástica Letícia Mozo. O Circolar é uma realização do Grupo Cultural Turma Em Cena, que comemora este ano seus 25 anos de atividades voltadas para o fortalecimento cultural e social de territórios populares.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Nos dias 2 e 3; 9 e 10 de agosto, o Gastronomia Sem Fronteiras (GSF)…
Por Nelson Lopes O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT na Câmara…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na…
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado em Itaguaí,…
Uma auditoria do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência)…
O ex-jogador Zinho, tetracampeão pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 94, nos Estados…