Depois do feriadão do Carnaval, destinos na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro aparecem como uma boa opção de viagem curta para quem quer curtir um clima de montanha. É o caso de Nova Friburgo, cidade que fica a cerca de três horas da Capital fluminense e coleciona atrações para os mais variados gostos.
Em meio à natureza exuberante da Serra, Nova Friburgo oferece passeios, gastronomia, compras, cervejas artesanais, boa música, aventura, cultura e história.
Veja algumas atrações de Friburgo:
História e cultura
Praça das Colônias: Friburgo abrigou a primeira colônia suíça do continente e a primeira colônia alemã do Brasil. Na Praça das Colônias, há dez espaços físicos, onde cada colônia pode expor e divulgar sua cultura. Atualmente, apenas o Centro Cultural Teuto Friburguense, representação da imigração alemã, mantém atividades abertas ao público no local.
Outras atrações são a Praça Getúlio Vargas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1972; a Catedral de São João Batista, de 1869; o colégio Anchieta, fundado por padres e irmãos jesuítas vindos da Itália, em 1886, entre outras atrações arquitetônicas. O teleférico da cidade, o maior do país com cadeiras duplas, é imperdível.
Ecoturismo
Com cinco parques ecológicos naturais, a cidade é perfeita para quem busca turismo de aventura. Os destinos mais procurados são o Parque Estadual dos Três Picos; o Parque Ecológico do Cão Sentado, que oferece atividades como escaladas esportivas, arvorismo, boulders e caminhadas; O Parque Municipal Juarez Frotté, com mirantes e cachoeiras; o Pico do Caledônia e as Cachoeiras do Cascatinha.
Circuito das Flores
A produção de flores de corte em Nova Friburgo é uma tradição. Em Vargem Alta, em São Pedro da Serra, concentram-se diversas fazendas que compõem o circuito das flores atraem visitantes. Plantações de rosas, hortênsias, astromélias, crisântemos, gérberas, flores do campo, entre outras, formam enormes corredores coloridos.
Gastronomia
Por ter abrigado uma série de imigrantes de países colonizadores em seu processo de desenvolvimento, o município foi incorporando em sua gastronomia características diversas. Hoje, Friburgo conta com três polos gastronômicos: os polos gastronômicos de Mury, do Cônego e de Lumiar e São Pedro da Serra. Além disso, a cidade conta com um polo cervejeiro que oferece cervejas artesanais dos mais variados sabores para os visitantes.
Compras
Produzindo cerca de 114 milhões de peças por ano, Nova Friburgo se consolidou como a maior produtora de moda íntima do país, movimentando a economia local e gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Os polos da Ponte da Saudade e de Olaria concentram quase 200 lojas de lingerie, moda fitness, praia e roupas de dormir.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.