Os atendimentos na rede básica de saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana, tiveram aumento de 54% entre 2022 e 2023. É o que indica um estudo comparativo feito pela Subsecretaria de Atenção Básica do município. Segundo o levantamento, os atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde e nas visitas domiciliares saltaram de 682.294 em 2022 para 1.050.075 no ano passado.
Segundo o estudo, quando comparados ao ano de 2019, quando as unidades fizeram 90.176 atendimentos, os dados de 2023 apresentaram aumento de 1.000%. Segundo Alexandra Rodrigues Barbosa, Subsecretária de Atenção Básica do município, o resultado se deve à contratação de novos médicos e especialidades na atenção primária, além da capacitação contínua dos profissionais da área.
Estudo considera cinco unidades em Friburgo
“Esse aumento é importante, principalmente, para desafogar a porta de entrada do Hospital Municipal Raul Sertã, urgência e emergência. Já que a atenção primária deve ser a porta de entrada do usuário, o primeiro acolhimento e atendimento deve acontecer na atenção primária.”, diz ela. O estudo considerou dados colhidos pelo sistema de atendimentos das Estratégias Básicas de Saúde em 20 regiões e em cinco Unidades Básicas de Saúde de Nova Friburgo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.