Outono promete esquentar turismo em cidades da serra do Rio. Veja o que fazer e onde ficar

A chegada do outono promete esquentar o turismo nas cidades da Serra Fluminense. Com as temperaturas mais amenas e muita natureza, destinos como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo aparecem como opção ideal para quem quer curtir um descanso a poucas horas de viagem da capital.

Entre as opções de passeio, há visitação a produtoras de cerveja artesanal e vinícolas, parques naturais e ecoturismo, para citar alguns. Para o leitor ficar por dentro, o Conexão separou uma lista de sugestões para curtir o outono.

Razões para curtir o outono na Serra

Cerveja artesanal

A região da Serra Fluminense tem se destacado na produção de cervejas artesanais de qualidade. Casa da primeira cerveja do país, Petrópolis abriga oito fábricas e mais de 20 marcas locais. Não à toa é conhecida como a Capital Estadual da Cerveja. E o outono é a época perfeita para apreciar sabores mais intensos.

Em Teresópolis funcionam as cervejarias Mad Brew, Kanton Bier, St. Gallen, além do Grupo Petrópolis. Uma dica de hospedagem para os amantes de cerveja é o Le Canton, que possui um rótulo próprio. O Le Canton Alegria foi desenvolvido pelo mestre cervejeiro Ubirajara Petrillo Grasso Gomes em parceria com a MAD Brew. A bebida está disponível para consumo dentro dos bares e restaurantes do complexo hoteleiro.

Já em Nova Friburgo, o hotel Parador Lumiar, é uma opção de hospedagem. Inserido na natureza da região e parte do guia Roteiros de Charme, o estabelecimento oferece gastronomia premiada harmonizada com o chope Barão Bier, de Friburgo, e a cerveja Alpendorf, de Teresópolis. O empreendimento também está a 10 minutos do bar da cervejaria Ranz, na praça principal do distrito. Lá é possível experimentar alguns dos 10 tipos de cerveja produzidos em espaços internos e externos.

Vinícola Inconfidência

A Serra Fluminense também conta com vinícolas que produzem vinhos de qualidade. E no outono, que abre caminho para o inverno, o consumo da bebida aumenta consideravelmente.

Em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, a Vinícola Inconfidência, oferece degustações da bebida e tours pelos vinhedos. O local conta com cerca de 22 mil parreiras plantadas, das quais cerca de 14 mil já são produtivas, e 6 mil deverão entrar em período produtivo a partir de 2021. As visitas são feitas em grupos de 20 pessoas e duram aproximadamente 25 minutos.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos principais destinos de ecoturismo na região. Com trilhas de diferentes níveis de dificuldade, é possível explorar a natureza exuberante da região e se encantar com as belas paisagens. Mas atenção com as temperaturas mais amenas do outono.

O Ecoturismo é o ponto alto de Teresópolis, a capital nacional do montanhismo. São mais de cem picos famosos mundialmente na Serra dos Órgãos, como a Pedra do Sino, que chega a 2.263 metros, e o Dedo de Deus.

Quem gosta de estar em meio à natureza pode procurar o hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis. O espaço conta com mais de 10 km de trilhas dentro da propriedade, com picos que chegam a 1.400m de altitude. A estrutura inclui sauna, restaurantes com gastronomia internacional e uma bela vista para a Serra dos Órgãos.

Centro Histórico de Petrópolis

Patrimônio Histórico, as ruas do Centro de Petrópolis foram verdadeiras testemunhas dos tempos imperiais do Brasil. Em trajetos que não passam de 15 minutos de caminhadas, é possível conhecer o Palácio de Cristal, presente de Conde D’eu para a Princesa Isabel, o Museu Imperial (antiga casa de D. Pedro), a Catedral neogótica de São Pedro de Alcântara, os casarões e palacetes da Avenida Koeler, entre outras atrações.

Além das atrações do período imperial, os turistas podem visitar a casa de Santos Dumont, o Museu de Cera e o Relógio das Flores. Já o Palácio Quitandinha, um prédio histórico que já foi um dos maiores cassinos da América Latina, também é uma opção.

Quem quiser uma imersão no passado pode se hospedar no Solar do Império, hotel parte da Roteiros de Charme, localizado em um casarão histórico na Avenida Koeler, onde a Princesa Isabel e Conde d’Eu costumavam se hospedar. 

Posts Recentes

Eleições 2024: tire suas dúvidas para o pleito deste domingo

Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições…

7 horas atrás

Giro pelos bares e restaurantes – 04/10

Primavera refinada em Búzios Para a primavera, a Chef Victoria Teles, no comando do restaurante…

23 horas atrás

Assembleia Geral da ACRJ aprova relatório financeiro

A Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) aprovou as demonstrações…

1 dia atrás

Via Dutra: PRF reforça efetivo para Festa da Padroeira

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

1 dia atrás

14º SIMPER apresenta inovações para arquitetos e engenheiros

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…

1 dia atrás

Rede municipal de SJB realiza renovação de matrículas

O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…

1 dia atrás