Economia
Desenvolvimento

ACEP discute cidades inteligentes para o futuro

Evento da ACEP destaca a importância do investimento em tecnologia e qualificação profissional para o desenvolvimento sustentável da cidade

Compartilhe:
19 de abril de 2024
ACEP discute cidades inteligentes para o futuro
O evento na ACEP contou com palestra do professor André Guedes, especialista em Inovação e Smart Cities

Na segunda edição do Encontro ACEP – Cidades Inteligentes, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), na Região Serrana, especialistas e representantes do setor público e privado reuniram-se para discutir estratégias visando transformar Petrópolis em uma “cidade inteligente”.

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (18) destacou a importância do investimento em tecnologia e qualificação profissional para o desenvolvimento sustentável da cidade, contando com a presença do renomado professor André Guedes, especialista em Inovação e Smart Cities.

O encontro foi marcado pela palestra ministrada pelo renomado professor André Guedes, doutor em Engenharia Civil, com expertise na área de Gestão, Produção e Meio Ambiente, com foco em Inovação e Smart Cities.

Durante sua apresentação, Guedes citou alguns casos de sucesso e enfatizou a importância dos municípios investirem em planos de estudo e implantação do sistema de “cidades inteligentes”.

“A tecnologia, em um sentido amplo, vai muito além da tecnologia da informação. Estamos falando de novas formas de geração de energia,  agroecologia, preservação ambiental e a sustentabilidade do planeta. É fundamental para as cidades inteligentes e sustentáveis utilizarem as melhores tecnologias disponíveis. Não se deve focar no produto e serviço, é preciso focar na solução que está sendo oferecida.”, afirma o professor.

Presidente da ACEP ressalta força do setor público

Tornar as cidades mais inteligentes está diretamente ligado ao investimento na qualificação dos profissionais para que possam atuar tanto no planejamento estrutural quanto na execução das ações para tornar os municípios mais eficientes tecnologicamente. Segundo Guedes, o setor público é uma peça chave na formação desses profissionais.

“É fundamental que a área pública aloque recursos para a educação, seja ela profissionalizante, nível técnico ou superior.”, disse Guedes.

Petrópolis não é reconhecida apenas pelo seu contexto histórico e seus atrativos turísticos, mas também por sua representatividade no setor tecnológico, com inúmeras empresas instaladas no município. CEO de uma empresa de tecnologia e Vice-Presidente de Operações do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana, instalado em Petrópolis, Marcelo Carius falou da importância dos setores se organizarem para implementar ações que coloquem o município no hall das “cidades inteligentes” sem perder faturamento.

“Queremos participar e orientar para que o investimento mais adequado seja escolhido, evitando que a cidade perca dinheiro e, sobretudo  traga benefícios para Petrópolis”.

Instituições renomadas

A escolha do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC como sede da segunda edição do evento foi importante para destacar a presença de uma das instituições mais importantes em pesquisas tecnológicas do país, sediada em Petrópolis.

“Ter o LNCC como palco de um evento como este é uma honra para nós. A parceria da ACEP com o LNCC é fundamental para a continuidade deste projeto que traz um tema tão importante sobre cidades inteligentes. Os estudos e as pesquisas científicas desenvolvidas nesta renomada instituição podem contribuir muito para a implementação de novas ações tecnológicas em Petrópolis”, disse o Diretor de Relações com o Mercado da ACEP, Alney Antunes.

A Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis – ACEP, por meio do projeto “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes”, tem como objetivo promover a aproximação e a discussão de todos os setores em favor de uma política pública para fomentar o desenvolvimento econômico de Petrópolis. “Assistir à palestra de um profissional com expertise em cidades inteligentes, como essa do professor André Guedes, é fundamental para nos mostrar como podemos nos organizar e sair do simples planejamento para a concretização das ações mais proveitosas para Petrópolis”, enfatizou o presidente da ACEP, Paulo Reis.

Um novo encontro para dar continuidade ao tema “cidades inteligentes” está sendo planejado, mas ainda não tem data e local marcados. Todas as informações da terceira edição serão disponibilizadas no site da ACEP. .