Região dos Lagos
Petrópolis

Esporotricose: monitoramento ultrapassa mil atendimentos

Monitoramento da Esporotricose é realizado pela Prefeitura de Petrópolis e busca o controle da doença e promoção do bem-estar animal.

Compartilhe:
11 de julho de 2024
Julio Cesar
Esporotricose: monitoramento ultrapassa mil atendimentos
Serviço de monitoramento é realizado na sede da Coordenadoria de Vigilância Ambiental.

O Serviço de Monitoramento de Esporotricose da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, ultrapassou a marca de mil atendimentos. A iniciativa é destinada, principalmente, aos cuidados com animais, sobretudo em gatos. O serviço tem se mostrado eficaz no diagnóstico e tratamento da doença fúngica.

A assistência é prestada desde junho de 2023 por meio da Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, localizada na Rua Dr. Sá Earp, 433, no Centro. “É um trabalho importante para garantir a saúde dos animais e também prevenir possíveis casos em humanos”, completa o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.

Monitoramento visa controlar esporotricose

Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio. Duas médicas veterinárias realizam a primeira avaliação, que inclui exame clínico e coleta de material para exame. Em caso de confirmação do diagnóstico de esporotricose, o animal é atendido mensalmente até a cura, recebendo o medicamento necessário para o tratamento.

A esporotricose é uma micose causada por fungos que afeta animais e seres humanos. Geralmente se apresenta como uma infecção na pele e no tecido subcutâneo. A disseminação para ossos e órgãos internos é rara, mas possível. A iniciativa da Prefeitura visa controlar a doença e promover o bem-estar dos animais e da população em geral. Para agendar consultas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2231-0841.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.