Cultura & Lazer
Teresópolis

Cidade de Teresópolis completa 131 anos com programação repleta de atrações

Esporte, cultura e lazer celebram aniversário de Teresópolis. Município emancipado em 1891 foi batizado em homenagem à esposa de D. Pedro II.

Compartilhe:
06 de julho de 2022
Cidade de Teresópolis completa 131 anos com programação repleta de atrações
Cidade de Teresópolis foi batizada em homenagem à Teresa Cristina. Crédito: Divulgação

Nomeada em homenagem à Teresa Cristina, esposa do imperador D. Pedro II, a cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completa nesta quarta-feira (6), 131 anos de emancipação. Para celebrar o aniversário do município, a Prefeitura preparou uma programação especial em comemoração à data e vai até o fim deste mês.

Uma das principais atrações desta quarta é o lançamento da quinta edição do evento gastronômico Sabores Britânicos, que ocorre até o dia 31 de julho. Na quinta-feira (7) uma edição especial da feira de artesanato Teresópolis Artes Manuais o Espaço Cultural Higino acontece das 10h às 19h. A feira segue até o dia 10.

A partir do dia 15, o Festival SESC de Inverno também anima os visitantes e moradores da cidade. A atração vai até o dia 31. Perto do fim do mês, no dia 29, uma exposição de fotos mostra a história de Teresópolis e, no dia seguinte, acontece o Arraiá da cidade.

A Secretaria de Esporte e Lazer também organizou uma programação especial, com atividades físicas para todos os gostos. O evento será realizado no próximo sábado, 9, na Praça Olímpica Luís de Camões, das 8h às 12h. No cronograma de aniversário, há futsal, treinamento em circuito, yoga, judô, entre outras atividades.

A programação segue com eventos de literatura, startup, atividades esportivas, exposições e shows. Todos os eventos podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Teresópolis, a origem

O nome “Teresópolis” é formado pela junção do antropônimo “Teresa” com o termo de origem grega pólis, significando, portanto, “cidade de Teresa”. Foi escolhido como homenagem à imperatriz brasileira Teresa Cristina, esposa do imperador D. Pedro II.

Por suas formações montanhosas, Teresópolis é considerada a capital nacional do montanhismo. O município possui diversos locais que ultrapassam os dois mil metros de altitude, a começar por seu ponto culminante, a Pedra do Papudo, que chega aos 2245 metros, além da Agulha do Diabo com 2050 metros, Pedra Branca de Neve e Seio da Mulher de Pedra com 2040 metros, São João com 2030 metros e a Torre Maior de Bonsucesso com 2000 metros.