Segurança

Serviço 190 do Rio recebe certificação internacional

Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência da área de segurança pública conquistou a certificação ISO 9001, um selo de qualidade internacional. A Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro, recebeu o reconhecimento pela qualidade de atendimento dos operadores.

A certificação aconteceu depois do cumprimento de uma série de exigências técnicas, entre as quais comprovar o alto grau de aprovação do público. Em uma pesquisa de satisfação, o serviço alcançou a nota média de 4,40, numa pontuação entre 0 e 5.

“É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação traduz o empenho de todos os integrantes da corporação que atuam na área e o quanto o nosso governo tem investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para levar um melhor serviço para a população é o caminho correto”, destacou o governador Cláudio Castro.

190 atendeu quase 900 mil ligações no primeiro semestre

Instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, na capital fluminense, a Central 190 é a principal porta de acesso da Polícia Militar junto à população. No primeiro semestre deste ano, os operadores do serviço atenderam a 891.330 ligações de todo o estado com as mais variadas demandas. São solicitações tanto para denunciar crimes quanto, por exemplo, para socorrer um idoso perdido em via pública.

“A nossa Central 190 é uma importante ferramenta para cumprir o nosso objetivo estratégico de transformar a corporação fluminense em referência nacional em polícia de proximidade”, explicou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Selo veio após Central 190 cumprir exigências

A obtenção do selo de qualidade foi precedida de uma série de ações exigidas pela BGA Certificadora, empresa especializada acreditada junto ao Inmetro, do Governo federal. Entre as exigências está a pesquisa de satisfação em tempo real.

O estudo foi desenvolvido durante o processo de implementação do sistema de gestão e aferiu a qualidade para alcançar à certificação ISO 9001. Logo após o atendimento, o solicitante recebe um SMS para registrar sua nota de 0 a 5. 

O modelo para emissão da certificação ISO 9001 é adotado em 169 países e por mais de um milhão de empresas públicas e privadas. O certificado diz respeito ao atendimento a uma norma internacional com as melhores práticas de gestão, além de ser uma ferramenta por meio da qual as instituições e empresas se baseiam para desenvolver uma gestão de qualidade.

190 é acionado cinco mil vezes por dia

A central de atendimento de emergência 190 foi criada há 48 anos e é a mais conhecida no país. Atualmente, há um efetivo de 180 policiais militares capacitados para atuar na Central do RJ. O número é acionado em torno de cinco mil vezes por dia.

Nos últimos três anos, Central 190 foi aperfeiçoada. O primeiro passo foi melhorar a qualificação dos operadores, que fazem parte da corporação, e recuperar a cultura de atendimento ao público.  Até o final da década passada, o atendimento da central era feito por funcionários civis de uma empresa terceirizada.

190 atende todo o Estado

O segundo passo de aperfeiçoamento ocorreu no final do ano passado. A Central 190 começou a receber ligações de todo o território fluminense. Antes, os operadores só recebiam chamadas das cidades da Região Metropolitana. Nas demais áreas, as ligações caíam na sala de operações dos batalhões da área.

A centralização gerou informações mais precisas sobre as principais demandas da população, separadas por regiões do estado. Também foi fundamental para melhorar a gestão do serviço, como avaliar o tempo de acionamento de viaturas e se o solicitante foi atendido a contento.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás