Capital

Sesc Tijuca inaugura galeria de arte

A partir deste sábado (31), o Sesc Tijuca inaugura um novo espaço voltado às artes visuais, marcando um importante avanço cultural na Zona Norte da Capital. Trata-se de uma galeria de 255 metros quadrados — a maior entre todas as unidades do Sesc na região metropolitana —, projetada para receber exposições de médio e grande porte, além de atividades educativas. A iniciativa reforça o papel da unidade como polo de cultura visual e amplia o acesso da população às artes.

A exposição inaugural será Notícias do Brasil, que já passou por outras unidades do Sesc RJ — como Flamengo, Madureira, Nova Iguaçu e São Gonçalo — e também por instituições como o Centro Cultural da PGE-RJ e a Casa América, em Madri, na Espanha. Com curadoria de Marcelo Campos e cocuradoria de Pollyana Quintela, a mostra teve início em 2022 com obras de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, parte do acervo do Sesc RJ. Ao longo de sua itinerância, a exposição incorporou trabalhos de artistas contemporâneos, como PV Dias, Sabrina Savani e Silvana Mendes.

A mostra apresenta cenas do cotidiano brasileiro em ruas, praças e festas populares, promovendo uma reflexão sobre as raízes e a diversidade cultural do país. Para a edição na Tijuca, foram convidados novos artistas — Bárbara Copque, Rodolfo Teixeira e Melissa de Oliveira — que trazem olhares inéditos sobre a Zona Norte e outras regiões, totalizando agora 84 obras em exibição.

Desde sua inauguração em 1977, o Sesc Tijuca realizou exposições em espaços variados como a Casa Rosa, a Tamarineira e o saguão da unidade. A abertura da nova galeria exclusiva representa uma nova fase nas artes visuais da região. “A inauguração deste espaço marca uma nova fase das Artes Visuais no Sesc Tijuca (…), fortalecendo o vínculo da instituição com a comunidade do entorno”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.

Sesc Tijuca foi destaque na cena das artes visuais na década de 80

A unidade já teve papel relevante na cena das artes visuais nos anos 1980, com destaque para seu ateliê de gravura. A artista Heloisa Pires Ferreira, que coordenou a Oficina de Gravura entre 1984 e 1999, foi figura central nesse processo, conectando a produção local a importantes nomes da arte brasileira.

A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de agosto e poderá ser visitada gratuitamente, de terça a domingo, das 10h às 20h.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Plano Brasis é apresentado por Freixo a hoteleiros no Rio

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o gerente de Marketing da entidade, Alexandre Nakagawa,…

3 horas atrás

Projeto piloto de rede subterrânea é discutido em Maricá

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (15), representantes da Enel Distribuição Rio para a…

3 horas atrás

Secovi Rio promove debate sobre os impactos da Reforma Tributária no setor imobiliário

O Secovi Rio realizou, no dia 2 de julho, o evento “IBS e CBS nas…

6 horas atrás

Dia do Comerciante: motivos para comemorar

*Por Aldo Gonçalves No dia 16 de julho celebra-se o Dia do Comerciante, fruto da…

6 horas atrás

Parque Natural de Nova Iguaçu promove programação nas férias

Com a chegada do recesso escolar, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria…

9 horas atrás

Áreas verdes reduzem em até 10°C a temperatura no Rio

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade Federal…

1 dia atrás