Economia

Setor de Supermercados no Estado registra crescimento

O setor de supermercados do Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 5,3% nas vendas em novembro, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o 17º mês consecutivo de crescimento, consolidando uma tendência positiva que se estende por mais de um ano e meio.

A expansão de 5,3% nas vendas em novembro, descontada a inflação, representa um desempenho superior ao registrado no mesmo mês de 2023, quando o aumento foi de 4,2%. Este resultado positivo foi fundamental para evitar uma queda nas vendas do varejo fluminense como um todo, que se manteve estável (+0,0%) em relação ao mês anterior.

Crescimento contínuo no setor de Supermercados

De acordo com a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no acumulado de 2024 até novembro, o crescimento das vendas dos supermercados fluminenses foi de 5,0%, também já descontada a inflação. O desempenho positivo do setor tem sido uma constante, mesmo sobre uma base de comparação já elevada, dado que em 2023 o crescimento foi de 5,5% no mesmo período.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, destacou a relevância do setor para a economia local: “O resultado do setor de supermercados tem contribuído significativamente para o crescimento da receita varejista fluminense. Nosso segmento impacta positivamente o varejo estadual há 17 meses consecutivos, em contraste com a queda nas vendas do varejo fluminense em 2023.”

Em nível nacional, a receita dos supermercados também mostrou crescimento expressivo de 5,8% no acumulado do ano até novembro, em comparação com 2023. O destaque ficou para o Rio Grande do Sul, com um aumento de 12,7%, enquanto o Espírito Santo foi a única unidade da federação a registrar queda (-0,3%).

Em nível nacional, a receita dos supermercados também mostrou crescimento expressivo de 5,8% no acumulado do ano até novembro, em comparação com 2023. O destaque ficou para o Rio Grande do Sul, com um aumento de 12,7%, enquanto o Espírito Santo foi a única unidade da federação a registrar queda (-0,3%).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Quaquá recebe Eike em reunião

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), recebeu nesta terça-feira (14) a visita do empresário…

21 minutos atrás

Economia criativa do Carnaval de Maricá ganha reforço

De olho na economia criativa do Carnaval, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, vai…

55 minutos atrás

Teatros e museus estaduais vão operar com energia solar

O Governo do Estado prepara a transição energética para a operação de oito equipamentos administrados…

1 hora atrás

Como gestão por categoria pode contribuir para o aumento do giro de estoque, sem perder venda por ruptura

Por Juedir Teixeira* A gestão por categoria é uma abordagem estratégica que, quando bem implementada,…

2 horas atrás

Viradouro inicia ensaios na Avenida Amaral Peixoto

A Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, recebeu no último domingo (12) o primeiro…

5 horas atrás

Licenciamento anual de veículos disponível pelo Detran.RJ

Veículos com final de placa 0, 1 e 2 têm até 31 de maio para…

5 horas atrás