Economia

Setor de Supermercados no Estado registra crescimento

O setor de supermercados do Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 5,3% nas vendas em novembro, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o 17º mês consecutivo de crescimento, consolidando uma tendência positiva que se estende por mais de um ano e meio.

A expansão de 5,3% nas vendas em novembro, descontada a inflação, representa um desempenho superior ao registrado no mesmo mês de 2023, quando o aumento foi de 4,2%. Este resultado positivo foi fundamental para evitar uma queda nas vendas do varejo fluminense como um todo, que se manteve estável (+0,0%) em relação ao mês anterior.

Crescimento contínuo no setor de Supermercados

De acordo com a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no acumulado de 2024 até novembro, o crescimento das vendas dos supermercados fluminenses foi de 5,0%, também já descontada a inflação. O desempenho positivo do setor tem sido uma constante, mesmo sobre uma base de comparação já elevada, dado que em 2023 o crescimento foi de 5,5% no mesmo período.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, destacou a relevância do setor para a economia local: “O resultado do setor de supermercados tem contribuído significativamente para o crescimento da receita varejista fluminense. Nosso segmento impacta positivamente o varejo estadual há 17 meses consecutivos, em contraste com a queda nas vendas do varejo fluminense em 2023.”

Em nível nacional, a receita dos supermercados também mostrou crescimento expressivo de 5,8% no acumulado do ano até novembro, em comparação com 2023. O destaque ficou para o Rio Grande do Sul, com um aumento de 12,7%, enquanto o Espírito Santo foi a única unidade da federação a registrar queda (-0,3%).

Em nível nacional, a receita dos supermercados também mostrou crescimento expressivo de 5,8% no acumulado do ano até novembro, em comparação com 2023. O destaque ficou para o Rio Grande do Sul, com um aumento de 12,7%, enquanto o Espírito Santo foi a única unidade da federação a registrar queda (-0,3%).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

6 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

7 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

7 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

8 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

10 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

1 dia atrás