A população de Petrópolis, na Região Serrana, recebeu nesta quarta-feira (10) um alerta de chuvas intensas enviado para celulares da Vila Felipe. A mensagem fez parte de uma simulação de desastre organizada pela Prefeitura e pela Defesa Civil municipal, com apoio de técnicos da Defesa Civil Nacional, para treinar os moradores sobre como agir em situações reais.
Segundo o coordenador de alerta e inovação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Ricardo Branco, o objetivo da iniciativa foi mostrar como o sistema funciona e reforçar a importância da preparação. “Nós recebemos o convite para o evento e fizemos questão de participar para mostrar para a população que, em momentos críticos, elas podem receber esse tipo de alerta e, também, para que saibam como agir diante de um cenário de perigo”, afirmou.
Além do envio de mensagens pelo Defesa Civil Alerta, a operação incluiu toque de sirenes, mobilização para um ponto de apoio e simulação de atendimentos de emergência. “Foi uma operação grande e integrada com outros órgãos. Tivemos bastante articulação com a comunidade e muita divulgação do Defesa Civil Alerta. Também contamos com voluntários para cronometrar as rotas de fuga, o que é de extrema importância para conseguirmos traçar bons planejamentos e gerar estatísticas”, destacou a geógrafa da Defesa Civil de Petrópolis, Vitória Custódio.
Áreas foram delimitadas para receber os alertas durante a simulação
Para evitar pânico, a Defesa Civil Nacional delimitou previamente a área que receberia os alertas. Os moradores também foram avisados e orientados sobre a simulação.
O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza a tecnologia cell broadcast para enviar mensagens de texto e sonoras a celulares em áreas de risco. As notificações aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e, em casos extremos, podem soar mesmo em modo silencioso.
As mensagens incluem orientações sobre como agir em situações de perigo. O serviço é gratuito, não exige cadastro e depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.