Terminou nesta sexta-feira mais uma edição de sucesso da Smart Summit, maior feira de negócios e oportunidades do mercado financeiro do Rio de Janeiro, realizada na capital fluminense. Bruno Hora, sócio da InvestSmart e um dos organizadores do evento, afirmou que há um compromisso com a cidade e o Estado do Rio para torná-la o palco de grandes negócios do mercado financeiro novamente.
Antes de ter as suas atividades encerradas no início dos anos 2000, a bolsa de valores do Rio de Janeiro (BVRJ) foi palco dos principais momentos econômicos do país por séculos, e viveu seus anos dourados até a década de 1970.
Com o surgimento de novos segmentos de investimentos, como a economia Verde, por exemplo, o Rio de Janeiro volta a atrair os olhares de grandes investidores. E feiras de negócios, como a Smart Summit, funcionam como vitrines de oportunidades para o Rio.
Mais de 7 mil pessoas no Smart Summit
“O Smart Summit é o maior evento de mercado financeiro no Rio de Janeiro. Mais de 7 mil pessoas passaram pela feira nestes dois dias. E nós temos o compromisso com a cidade e o Estado de trazer o empreendedorismo e fazer com que o Rio volte a ser o grande palco do mercado financeiro e de investimentos.” revelou Hora.
Em tempos de expansão de oportunidades no mercado surgem também os oportunistas de ocasião. O sócio da InvestSmart, escritório de consultoria de investimentos e educação financeira, aconselha aos investidores ficarem atentos e filtrar as informações que recebem.
“Um dos maiores empecilhos do investidor no mercado financeiro é filtrar as informações. O que é informação saudável e quem são as pessoas em que você pode confiar. Por isso, a InvestSmart e o Smart Summit, como evento, tem o propósito de levar um pouco de educação financeira ao trazer grandes players do mercado financeiro para falar de cenário econômico, política, investimentos, entre outros assuntos, com o objetivo de democratizar a informação de qualidade e confiável”, disse Bruno.
O executivo também é bem realista na projeção de ganhos dos investidores e não faz falsas promessas quanto aos riscos do modelo de negócio do mercado financeiro. “Para blindar o seu dinheiro e não cair em armadilhas, é preciso entender que o mercado financeiro não tem conversas muito emocionantes. Ele não dá garantias. É uma relação de risco e retorno.”