Sul Fluminense

Soltura de peixes marca Dia Mundial da Água em Volta Redonda

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, 5,5 mil peixes foram soltos no Rio Paraíba do Sul na manhã da última quinta-feira (20.) A ação do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) ocorreu no deque da sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na Ilha São João, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

O objetivo do evento, realizado desde 2022, é promover o reforço populacional do rio contribuir para a preservação do mais importante curso d’água da região. No total, o programa já introduziu 32,5 mil peixes no Rio Paraíba. Neste ano, ocorreu a introdução de 5,5 mil peixes recém-nascidos de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e originárias do banco genético vivo de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

O analista ambiental da CSN, Gabriel Freitas, ressaltou que essa ação tem como principal objetivo a preservação do Rio Paraíba do Sul. “Esse é o único manancial da nossa região e, principalmente, de Volta Redonda, que também é o berço da nossa empresa. A preservação do Paraíba também é nosso compromisso”, disse, informando que todas as espécies introduzidas no rio vêm de criadouros licenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Programação pelo Dia da Água continua

Além da soltura de peixes, a programação do Programa de Educação Ambiental (PEA) inclui visitas a laboratórios, palestras e ações ambientais. A iniciativa vai conscientizar alunos, professores e colaboradores sobre a importância da gestão sustentável da água.

Na segunda-feira (24), haverá visitas guiadas aos laboratórios do Centro de Pesquisas da CSN, onde alunos acompanharão a análise da qualidade da água devolvida ao Rio Paraíba do Sul após o processo industrial. Na quarta (26), tem mutirão de limpeza no Córrego do Bugio, no Retiro, com confecção de cartazes e dinâmicas sobre desperdício e poluição da água, em parceria com a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros de Volta Redonda.

Na quinta-feira (27), ocorre visita e plantio de mudas na Floresta da Cicuta, para reforçar a importância da preservação da vegetação para a qualidade dos recursos hídricos. Na sexta (28), tem palestra e visita à ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), onde alunos conhecerão os processos de tratamento de água da CSN e realizarão experimentos práticos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

10 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

10 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

10 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

12 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

12 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás