Programação pelo Dia da Água continua.
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, 5,5 mil peixes foram soltos no Rio Paraíba do Sul na manhã da última quinta-feira (20.) A ação do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) ocorreu no deque da sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na Ilha São João, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.
O objetivo do evento, realizado desde 2022, é promover o reforço populacional do rio contribuir para a preservação do mais importante curso d’água da região. No total, o programa já introduziu 32,5 mil peixes no Rio Paraíba. Neste ano, ocorreu a introdução de 5,5 mil peixes recém-nascidos de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e originárias do banco genético vivo de espécies de peixes ameaçadas de extinção.
O analista ambiental da CSN, Gabriel Freitas, ressaltou que essa ação tem como principal objetivo a preservação do Rio Paraíba do Sul. “Esse é o único manancial da nossa região e, principalmente, de Volta Redonda, que também é o berço da nossa empresa. A preservação do Paraíba também é nosso compromisso”, disse, informando que todas as espécies introduzidas no rio vêm de criadouros licenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Além da soltura de peixes, a programação do Programa de Educação Ambiental (PEA) inclui visitas a laboratórios, palestras e ações ambientais. A iniciativa vai conscientizar alunos, professores e colaboradores sobre a importância da gestão sustentável da água.
Na segunda-feira (24), haverá visitas guiadas aos laboratórios do Centro de Pesquisas da CSN, onde alunos acompanharão a análise da qualidade da água devolvida ao Rio Paraíba do Sul após o processo industrial. Na quarta (26), tem mutirão de limpeza no Córrego do Bugio, no Retiro, com confecção de cartazes e dinâmicas sobre desperdício e poluição da água, em parceria com a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros de Volta Redonda.
Na quinta-feira (27), ocorre visita e plantio de mudas na Floresta da Cicuta, para reforçar a importância da preservação da vegetação para a qualidade dos recursos hídricos. Na sexta (28), tem palestra e visita à ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), onde alunos conhecerão os processos de tratamento de água da CSN e realizarão experimentos práticos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…
A Gerência de Vigilância Ambiental de Macaé, no Norte Fluminense, reforça com a população a…
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense,…
A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, quer aprimorar o sistema de…