Meio Ambiente
conservação

Soltura de tartarugas começa em São João Barra

Além da proteção direta das tartarugas, a instituição promove experiências educativas para moradores e visitantes que participam da soltura.

Compartilhe:
07 de janeiro de 2025
Julio Cesar
Soltura de tartarugas começa em São João Barra
A soltura acontece sempre às sextas-feiras, às 16h, e aos sábados, às 9h.

A soltura de filhotes de tartarugas marinhas, em São João da Barra, no Norte Fluminense, começou na sexta-feira (3), às 16h, em Iquipari, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas. A ação é tradicional no período de verão.

As solturas acontecerão sempre às sextas-feiras, às 16h, e aos sábados, às 9h. Interessados devem se inscrever pela internet. A ação acontece através da Reserva Caruara, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e apoio da prefeitura.

Soltura conta com experiência educativa

Desde o início da temporada reprodutiva, em setembro de 2024, a reserva identificou 1.186 ninhos e o nascimento de mais de nove mil filhotes. Desde 2008, já foram monitorados mais de 1,3 milhão de filhotes da Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda). A espécie está ameaçada de extinção, e a iniciativa garante que milhares de filhotes alcancem o oceano com segurança.

A Reserva Caruara é referência em conservação marinha. Além da proteção direta das tartarugas, a instituição promove experiências educativas para moradores e visitantes.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.