Museu traz de volta atração histórica que já recebeu mais de 400 mil visitantes. (Foto: Museu Imperial / Divulgação)
O espetáculo “Som e Luz”, que já atraiu mais de 400 mil espectadores desde sua estreia, retorna à programação do Museu Imperial, em Petrópolis, na Região Serrana, a partir de 4 de dezembro de 2025. A apresentação, realizada nos jardins do Palácio Imperial, é considerada uma das atrações culturais mais tradicionais da instituição.
As sessões ocorrerão às quintas, sextas e sábados, sempre às 19h e 20h30. Os ingressos custam R$20 e serão vendidos exclusivamente na bilheteria do museu. Ao anoitecer, o público é guiado por luzes pelos jardins até a fachada iluminada do palácio, onde trilha sonora, efeitos de iluminação e narrativa histórica reconstroem momentos marcantes do Segundo Reinado.
A retomada do espetáculo é fruto de uma parceria entre o Museu Imperial, a Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O projeto conta com patrocínio via ICMS da Enel Brasil e apoio das empresas GE Celma, Unipar, Ambev e Carl Zeiss por meio da Lei Rouanet.
Criado em 2002, o “Som e Luz” utiliza iluminação, trilha sonora e efeitos especiais para recontar episódios do século XIX, com foco na vida de Dom Pedro II e da corte. A narrativa original, gravada pelo ator Paulo Autran, conduz o público por uma viagem que simula o percurso da Baía de Guanabara até o Palácio Imperial.
Com cerca de 45 minutos de duração, o espetáculo projeta imagens na fachada, utiliza a tradicional cortina d’água e recria fatos históricos como a Guerra do Paraguai e a Proclamação da República. Todo o ambiente é adaptado sob supervisão do IPHAN.
Funcionamento do Museu Imperial
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio promove nesta sexta-feira (5) a apresentação dos resultados mais recentes do…
A última segunda-feira (1º) foi marcada por participação e exercício da cidadania nas 36 escolas…
O Secovi Rio realizou, no dia 27 de novembro, mais uma edição do Cenário do…
*Por Marcos Vinicius Cabral Quando a bola foi um roteiro de uma vida no escanteio…
A galerinha do jiu-jitsu adaptado do projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão brilhou novamente no…
A Guarda Municipal de Macaé, no Norte Fluminense, completou 78 anos nesta segunda-feira (1º) com…