O trabalho realizado por animais para puxar charretes em Paraty, no Sul Fluminense, está com os dias contados. Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a prefeitura municipal prevê a adoção de charretes elétricas.
Para colocar a medida em prática, um grupo de trabalho vai estudar a melhor forma de extinguir o uso de veículos de tração animal em passeios no Centro Histórico do município.
O município de Paraty é Patrimônio Mundial pela Unesco e recebe, anualmente, milhares de turistas do Brasil e do mundo. Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, uma das soluções é a utilização de charretes elétricas. Se der certo, o modelo pode ser ampliado para todo o estado.
Charretes elétricas é solução simples e sustentável
“Queremos criar um programa estadual para encerrar, definitivamente, o trabalho de tração animal no turismo do Rio de Janeiro. As charretes elétricas aparecem como uma solução relativamente simples, sustentável e factível economicamente. A experiência que faremos aqui em Paraty vai provocar uma revolução em todo o estado”, explicou Tutuca.
A assinatura de um decreto criando o grupo de trabalho marcou o pontapé inicial da proposta. O evento, na última sexta-feira (23), contou com a presença da apresentadora e ativista da causa animal Luisa Mell.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.