A Prefeitura de Itatiaia, no Sul Fluminense, anunciou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a instalação inicial de três pontos de coleta de pilhas e baterias na cidade. Os recipientes coletores estarão disponíveis no Paço Municipal, no Posto de Saúde de Penedo e na sede da Administração Regional de Maromba/Maringá.
De acordo com o responsável pela pasta, Carlos Alberto de Barros, a iniciativa busca estimular o descarte correto de pilhas e baterias no município. Segundo ele, apesar de não oferecerem riscos quando estão funcionando, as pilhas passam por deformação na cápsula protetora quando são esmagadas e perfuradas durante a coleta e processamento do lixo comum.
“Quando isso acontece, um lixo tóxico vaza e pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. O contato com essas substâncias prejudica o sistema nervoso, os rins, os ossos, e pode causar câncer”, destaca.
O descarte pode ser feito nos pontos de coleta de pilhas e baterias das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os materiais recolhidos, dentro do conceito de logística reversa, serão encaminhados para empresas produtoras dos materiais.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…