Sul Fluminense

Parceria foca em políticas públicas para idosos em Volta Redonda

Estreitar os vínculos com a pessoa idosa, em especial aquelas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), através dos grupos de convivência. Esse é o objetivo das políticas públicas que serão criadas pela parceria da Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto “Chá com a Defensoria” vai viabilizar a orientação jurídica para o desenvolvimento de algumas estratégias de enfrentamento a situações de violência e/ou violações de direitos, que têm idosos como alvo. Segundo a advogada e assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Carolina Cunha, a iniciativa representa a união dos órgãos em prol da criação de políticas públicas que beneficiem essa parcela da população.

Ampliação de políticas públicas

“A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Assistência Social de Volta Redonda de mãos dadas para o fortalecimento da rede de proteção e de garantia de direitos, e na ampliação das políticas públicas para a pessoa idosa de Volta Redonda”, ressaltou a advogada.

“Através de parcerias como essa, podemos dar, cada vez mais, um atendimento de qualidade para os idosos. Assim, o nosso idoso ficará mais fortalecido, para que tenha condições de se posicionar e estar junto com a sua família. Além disso, ele poderá sobrepor as dificuldades do dia a dia. A Defensoria Pública estar junto com a gente nessa ação fortalece esse trabalho familiar e a autonomia dos nossos idosos” reforçou a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques.

Levar a Defensoria até o público

A defensora pública titular do Núcleo do 1º Atendimento de Volta Redonda, Luciene Torres Pereira, ressaltou que a ideia do projeto de políticas públicas surgiu a partir das demandas do setor. “Comecei a perceber no meu atendimento diário o volume de idosos que estavam comparecendo ao núcleo, apresentando situações de vulnerabilidade financeira, familiar e de saúde. Resolvemos que era preciso fazer o caminho inverso e tirar a Defensoria do gabinete e levar até onde o público está”, conta.

“A ideia é transformar em uma atuação coletiva, através de uma parceria com o Núcleo Individualizado, com o de Tutela Coletiva, para atender esse público que é muito grande, especialmente em Volta Redonda, onde já conhecemos as características dos idosos, que são mobilizados, instruídos e buscam seus direitos”.

Primeiro encontro no próximo dia 25

O primeiro encontro será no próximo dia 25, às 14h, no teatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro. Já no dia 8 de maio, às 9h, as orientações serão disponibilizadas no Cras do bairro Volta Grande. O encontro seguinte será no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do Colégio Juarez Antunes, no bairro São Luís. O quarto encontro do “Chá com a Defensoria” será no dia 28 de maio, às 9h, no Cras do bairro Santa Cruz.

No dia 3 de junho, o evento acontece na Igreja Metodista Central de Volta Redonda (Avenida Paulo de Frontin, número 286, Aterrado), às 14h. Encerrando a agenda, no dia 13 de junho, o “Chá com a Defensoria” acontece na quadra poliesportiva do bairro Rústico, às 14h.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás