Após um hiato de dois anos sem edições por conta da pandemia de Covid-19, o Rio Wine and Food Festival está de volta. O Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg), conhecido pela variedade de lojas de vinho, sedia a 9ª edição do evento até 4 de setembro. Até esta data o vinho será a estrela principal do cardápio de mais de 20 estabelecimentos participantes
Além de vários restaurantes no esquema rolha zero, o Cadeg promoverá um roteiro do vinho, com dez empórios servindo a primeira taça com preço especial, com direito a um brinde. O refil também terá precinho camarada.
Segundo André Lobo, Diretor Social do Cadeg, o evento tem total sinergia com a essência do Mercado Municipal do Rio. “O Cadeg é referência em boa gastronomia e vinhos de qualidade. Participar desse evento é reforçar e celebrar, junto com nossos clientes, nossos principais valores”, destaca.
Rolha zero:
Roteiro do vinho:
As pizzas sazonais são um capítulo à parte para quem gosta da iguaria. Afinal, mata aquela curiosidade de provar sabores que fogem do tradicional, não que este não seja gostoso. Lá na Locale, em Copacabana, a bola da vez é a pizza sazonal que tem como ingrediente principal a saborosa mortadela de cordeiro da Charcutaria Porco Alado.
A mortadela do Porco Alado se aproxima da experiência italiana, lugar de criação da iguaria, e tem um sabor completamente original. A primeira mordida pode atiçar memórias de nossa mortadela, mas o que vem depois é infinitamente melhor. Com essa surpresa no paladar, a Locale criou uma receita bem original para ela brilhar. O plus do sabor é a presença de pistache do pesto da casa, ingrediente presente nas mortadelas italianas.
E o nome de batismo do sabor sazonal não poderia ser outro: Bologna. Para quem não sabe este é o nome da cidade italiana onde nasceu o embutido. “Esta receita é mais um passo na evolução de nossos processos e estamos muito orgulhosos dela”, diz Guilardo, pizzaiolo e sócio da Locale.
A Cake & Co, premiada doceria da Zona Sul do Rio, aproveita a safra de morango (agosto, setembro e outubro) em alto e delicioso estilo. A casa mostra que a fruta é a combinação ideal para diversos doces e apresenta novas receitas em seu cardápio
Um dos lançamentos é o Bolinho de Pote, feito com massa de chocolate, recheado com brigadeiro de ninho e muito morango. A porção é individual e feita na medida para quem adora um docinho acompanhado com café.
Outra sugestão que vale demais a prova é o Tartelete de Morango, recheado por um creme pâtisserie e com uma camada de geleia caseira de morango. Tem ainda o Brigadeiro de Morango, recheado com a fruta e coberto com granulado e a Torta Deliciosa Naked, carro-chefe da casa, feita com bolo branco, recheado com creme pâtisserie e morangos e coberta com merengue e morangos.
De tempos em tempos a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro nos brinda com eventos que evidenciam gastronomia italiana. Esse é o caso do Villaggio Nostro, que leva neste fim de semana o melhor da cozinha da Itália para o VillageMall, na Barra da Tijuca.
O evento de três dias começou nesta sexta-feira e vai até domingo reunindo expositores tipicamente italianos que promoverão a gastronomia e cultura italiana, transformando os Jardins do VillageMall em um pedacinho da Itália.
Rodolfo Teichner, presidente da Câmara Italiana, explica que o evento vai trazer a Itália ao Rio de Janeiro. “O shopping contará com stands que vão explorar as cores e os sabores da Itália. Haverá degustação e exposição de produtos autênticos. Os clientes poderão ouvir informações sobre os processos de produção, história e tradição dos diferentes produtos.”, explica Teichner.
O público poderá degustar queijos, azeites, vinhos, embutidos, massas, molhos, em diversos stands de importadores e produtores presentes. O evento trará ainda uma réplica de uma antiga sala de jantar de uma Villa Pompeiana. Mais informações: http://camaraitaliana.com.br/
O projeto Prosa na Cozinha, comandado pela chef Manu Zappa vai desvendar um tesouro fluminense, ou ao menos parte dele. A próxima edição, na segunda-feira, terá como convidado o chef Leo Guida, que toca cozinha do Amana Restaurante que faz sua fama na região oceânica de Niterói, mas já começa a dar o que falar. Em seu restaurante, Guida recebe grupos pequenos e prepara receitas surpreendentes, baseadas em ingredientes sazonais, sustentáveis e locais.
Então anota aí para não perder o gostinho da cozinha autoral e criativa do chef. Sua estadia no Prosa na Cozinha será na segunda-feira, no Horto, na capital fluminense, para preparar um jantar super especial. Mas corre, pois é a primeira vez que ele vai fazer algo no Rio e são pouquíssimos lugares. Se liga no menu:
Quer sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para colunatanamesa@gmail.com.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…