Leste Fluminense
Tanguá

Carreta do Odontosesc oferecerá consultas odontológicas gratuitas em Tanguá

Clínicas móveis, com equipe de dentistas, chega na cidade em outubro e oferecerá consultas odontológicas para a população por dois meses.

Compartilhe:
30 de setembro de 2022
Carreta do Odontosesc oferecerá consultas odontológicas gratuitas em Tanguá
Do lado de fora da carreta onde são oferecidas as consultas odontológicas, há uma tenda para atendimento do público e realização de ações educativas. Crédito: Divulgação

Durante os próximos dois meses, uma equipe de quatro dentistas, profissionais de odontologia, acompanhados de Auxiliares de Consultório Dentário (ACDs), estarão à disposição da população de Tanguá, cidade do Leste Fluminense. O OdontoSesc, equipamento do Sistema S, chegará à cidade em outubro e prestará serviços dentários gratuitos como extração simples de dente, obturação, restauração e limpeza; entre outros.

De acordo com a Prefeitura de Tanguá, o equipamento conta com quatro cadeiras odontológicas e oferece consultas odontológicas sempre de segunda a sexta-feira. O local é equipado com elevador para garantir o atendimento às pessoas que necessitem de acessibilidade. A previsão é de que toda a montagem do equipamento esteja pronta até o final da primeira quinzena de outubro, quando serão entregues as senhas de marcação de consultas e haverá a cerimônia de abertura do atendimento ao público.

Consultas odontológicas em carretas

Os veículos das unidades que prestam o serviço de consultas odontológicas são adaptados, com 14 metros de comprimento, para compor consultórios odontológicos. O local cumpre, ainda, com os requisitos necessários ao atendimento clínico dos pacientes, como cadeiras odontológicas, equipamento de raio-X e sala de esterilização. A equipe é formada por cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, educador em saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e técnico de manutenção da unidade móvel.

Do lado de fora da unidade, há sempre uma tenda para atendimento do público e realização de ações educativas. O atendimento começa pelo cadastro do paciente, que, em seguida, passa pelo “escovódromo”, onde, junto com um profissional de saúde bucal, realiza escovação dentária e usa fio dental. As clínicas móveis também oferecem tratamentos como profilaxia (limpeza), remoção de cálculo (tártaro), aplicação tópica de flúor, restaurações e exodontia (extração dentária). Cirurgias mais complexas, suspeitas de câncer de boca e tratamentos de canal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (atendimento do SUS) mais próximo.