Leste Fluminense

Prefeitura de Tanguá revitaliza Academias da Saúde abandonadas e entrega à população

Criadas em 2013, oito Academias da Saúde de Tanguá estavam abandonadas após serem depredadas e agora estão à disposição da população.

Compartilhe:
22 de junho de 2022
Prefeitura de Tanguá revitaliza Academias da Saúde abandonadas e entrega à população
As Academias da Saúde ofertam serviços à população. Crédito: Prefeitura de Tanguá.

A semana começou com boa notícia para a população de Tanguá, no Leste Fluminense. A Secretaria Municipal de Saúde entregou, na segunda-feira (21), as oito unidades de Academias da Saúde da cidade, que foram construídas em 2013 e estavam abandonadas após serem depredadas.

As Academias da Saúde foram totalmente reformadas com a colocação de pisos cerâmicos, pintura, instalação e reforma de equipamentos de ginástica e musculação, reparos nas redes elétrica e hidráulica, instalação de vidros, sinalização padronizada, entre outras ações de melhorias.

Lançado em 2011, o Programa Academia da Saúde (PAS) é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implementação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

A prefeitura de Tanguá ressalta que será feita uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e a de Esportes, Lazer, Juventude, Envelhecimento Saudável e Acessibilidade para o desenvolvimento de projetos para públicos específicos.

O objetivo é a obtenção de melhorias na qualidade de vida da juventude, das pessoas em processo de envelhecimento e das pessoas idosas em conformidade com as diretrizes da Política Nacional da Juventude, dos Idosos e da Pessoa com Deficiência.

Localização das Academias da Saúde

As Academias da Saúde estão distribuídas por diversos bairros da cidade. Entre eles, o Centro, com duas unidades; e ainda, Bandeirantes I, Vila Cortes, Ampliação, Pinhão, Duques e Posse dos Coutinhos, cada um com uma unidade.

“A cada passo que damos, devolvemos a sensação de pertencimento da nossa cidade aos nascidos na terra e àqueles que escolheram Tanguá para viver de forma pacífica e cidadã. Estes equipamentos, que durante um longo período estiveram inativos, voltam a pertencer à comunidade, sobretudo aos que dependem de utilizar equipamentos de ginástica para tratamento de alguma enfermidade que demande atividades físicas, como é o caso de muitos idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção por força de algum comprometimento muscular, por exemplo. Estou muito feliz por mais esta conquista”, disse o prefeito Rodrigo Medeiros.